TV FAMA

LGBTfobia não é opinião

Representatividade na comunicação, Lisa Gomes é a primeira repórter trans da TV brasileira

Ana Martins/ Redação RedeTV!

A repórter do TV Fama sonha com o dia em que uma pessoa trans apresentará um telejornal

(Foto: Reprodução/ Instagram)

Marcado pela luta contra a LGBTfobia, 17 de maio é uma data destinada para combater o preconceito e foi escolhida após a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirar a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), em 1990.

No dia que representa os avanços na luta pelos direitos da comunidade, a repórter do TV Fama, Lisa Gomes fala sobre essas datas. “Importante para nos conectarmos com o mundo em ações pela nossa comunidade. Os espaços públicos nos ajudam divulgando essas datas e fazendo com que a sociedade se sinta responsável também, pelas milhões de mortes que tivemos durante todos esses anos de algum LGBTQIA+ que foi rejeitado pela família, que tirou a própria vida ou se perdeu para as drogas”, disse em entrevista ao Portal da RedeTV!. 

Lisa é a primeira repórter trans da televisão brasileira e afirma se sentir honrada por sua representatividade na telecomunicação. “Hoje sirvo de representatividade para a comunidade LGBTQIA+ e principalmente para as mulheres trans que procuram espaço no mercado de trabalho e raramente conseguem. É importante lembrar que existem espaços nas empresas para a nossa comunidade e pouco é divulgado”, contou a comunicadora. 

A repórter relembra que sua vaga na televisão foi conquistada após muita luta e perseverança. “Apenas a RedeTV! proporcionou minha primeira vaga de emprego como jornalista. Quando encontro transfóbicos no âmbito profissional me preparo para que a pessoa me conheça e perceba que não tem nada demais conversar ou ser entrevistada por uma mulher trans”. Ao Portal, Lisa ainda destacou que seu profissionalismo vem antes de sua identidade de gênero. 

Ao revelar seus sonhos, a comunicadora destacou que sonha com o dia em que uma jornalista estará na bancada de um telejornal, e ainda contou que quer ser mãe. “Sonho com a ousadia das emissoras em acreditar que uma mulher ou homem trans possa sentar na bancada de um jornal ou apresentar um programa de TV. Em relação aos meus sonhos pessoais, quero ser mãe, quero construir minha família e dar amor aquela criança que foi abandonada por algum hétero irresponsável”. 

Lisa foi alvo de transfobia enquanto entrevistava o cantor Bruno

Na última sexta-feira (12), enquanto fazia a cobertura do show de Bruno e Marrone no Vila Country, em São Paulo, Lisa Gomes foi surpreendida com uma pergunta do sertanejo. “Você tem p*? (Se referindo ao órgão sexual masculino)”, questionou o cantor.

Após a polêmica, Bruno publicou um vídeo no Instagram e pediu desculpas para a repórter do TV Fama. “Fui totalmente infantil, fui totalmente inconsequente e eu quero pedir desculpa. Acho que não tem como voltar no tempo e [é] pedir perdão pra ela, tá? Perdão, Lisa Gomes”.

A repórter disse que se sentiu desrespeitada e destaca que “LGBTfobia não é opinião, é crime!”

Veja outros conteúdos...

>>> Piqué responde música de Shakira e alfineta cantora

>>> Tom Brady estaria em um novo relacionamento após divórcio, aponta site

>>> Carla Diaz e Felipe Becari desabafam após denúncia ao Ministério Público

Inscreva-se no nosso canal 'RedeTV Entretenimento' no Youtube:

Recomendado para você


Comentários