03/10/2017 10:54:00 - Atualizado em 03/10/2017 11:06:00

Mãe desabafa após foto de filha doente ser apagada do Facebook

Redação/RedeTV!

(Foto: Reprodução/Facebook)

A mãe Rhiannon Atkinson, de 30 anos, teve uma das fotos de sua filha, a pequena Pippa, de um ano, banida de sua conta após alguns usuários denunciarem o post como algo "incômodo". A menina sofre de uma rara condição dermatológica chamada Epidermólise bolhosa (EB), que abre feridas por todo seu corpo e faz sua pele descamar. 

Rhiannon contou ao Daily Mail que recebeu uma mensagem do Facebook explicando o motivo de ter seu post apagado. "Eu respondi de volta dizendo que isso era um absurdo e que eu estava tentando chamar atenção para a doença da minha filha", disse a mulher, que fez o post para divulgar uma campanha de financiamento coletivo com o intuito de comprar os remédios e pomadas de Pippa.

Mesmo após pedir uma reavaliação, o Facebook continuou sem permitir o post. "Tudo bem que algumas pessoas não tenham nada melhor pra fazer do que atingir um bebê. Mas me assustou uma corporação tão grande como essa dizer isso", contou. 

A doença de Pippa, que não tem cura, foi notada assim que ela nasceu. "Parecia que alguém havia mergulhado suas mãos e pés em uma bacia de água fervendo. Estavam em carne viva e precisou de cuidado intensivo para evitar infecções", relembrou Rhiannon, "Isso quebrou meu coração, mas não poder segurá-la ou tocá-la nos primeiros cinco meses foi a pior parte", contou.

Após um aprendizado intensivo com as enfermeiras do hospital em que Pippa ficou, a mãe aprendeu a fazer os curativos e a cuidar da condição da filha para poderem ir para casa.  

Rhiannon é quem cuida em tempo integral da pequena, que demanda uma série de cuidados específicos, como banhos especiais, curativos e até mesmo no jeito de tocá-la - que deve ser diferente, pois qualquer contato pode irritar a pele de Pippa e causar muita dor. "Alguns dias, quando estou vestindo ela, ela me odeia porque estou fazendo-a sentir muita dor. Mas por outro lado, se ela está triste, eu sou a pessoa por quem procura", contou a mãe sobre a rotina com a criança. 

Por conta das feridas abertas por todo o corpo, Pippa está muito vulnerável a infecções. "Precisamos limpar a casa pelo menos 10 vezes por dia, se alguma sujeira entrar na pele dela pode causar uma infecção e matá-la", explicou a mãe. 

Até a publicação deste conteúdo, a rede social não havia disponibilizado o post na página da mãe.

A doença

Não se sabe ao certo o que causa a Epidermólise bolhosa, mas fatores genéticos são fortemente relacionados por estudiosos, segundo o site do Dr. Draúzio Varella. A doença ocorre por conta de um defeito de fixação entre as camadas derme e epiderme na pele.

Crianças afetadas pela condição são popularmente chamadas de "crianças-borboleta", assimilando a fragilidade da pele com a das asas de borboletas. Os casos variam de leves até fatais e é possível notá-los logo no nascimento. 

(Foto: Reprodução/Facebook)

(Foto: Reprodução/Facebook)

(Foto: Reprodução/Facebook)

(Foto: Reprodução/Facebook)

(Foto: Reprodução/Facebook)

(Foto: Reprodução/Facebook)

(Foto: Reprodução/Facebook)

Veja também: Cientistas asiáticos encontram cura de doença 'por acaso'

Recomendado para você

Comentários