11/04/2017 18:11:00 - Atualizado em 11/04/2017 18:25:00

Usar o Facebook pode diminuir sua saúde mental, afirma estudo

Foto: Pixabay

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da California em San Diego e divulgado recentemente no Instituto de Medicina Nacional dos Estados Unidos, o uso de redes sociais como Facebook pode ter efeitos negativos no estado psicológico de seus usuários. A pesquisa, realizada ao longo de dois anos com mais de cinco mil voluntários, levantou questões como a satisfação pessoal, saúde mental, saúde física e índice de massa corporal.

Para realizar o levantamento de dados, os pesquisadores acompanharam durante o período de dois anos os entrevistados para observar suas mudanças no uso das mídias sociais, além de ter um acesso direto a suas contas do Facebook. Segundo os cientistas, enquanto outras redes sociais foram positivamente associadas ao bem-estar, o uso do Facebook teve uma associação negativa.

"Esses resultados são particularmente fortes no que diz respeito à saúde mental. A maioria das medições tiradas em um ano a partir do uso do Facebook mostrou uma diminuição na saúde mental depois desse tempo", contou Holly Shakya, pesquisadora ao Harvard Business Review.

Shakya explicou ainda que, embora os dados concluam o efeito negativo do uso do Facebook, não se sabe ao certo o motivo que leva a esse padrão. "Descobrimos que curtir o conteúdo de outras pessoas e clicar em links costumava anunciar uma redução na saúde física, mental e na satisfação de vida dos usuários.", completou a pesquisadora.

Foto: Pixabay