28/03/2017 17:59:00 - Atualizado em 28/03/2017 18:11:00

Gatos preferem seus donos a comida, afirma estudo

Redação/RedeTV!

Foto: Unsplash

Uma pesquisa divulgada na última sexta-feira (24) na publicação de artigos científicos "Behavioural Processes" concluiu que gatos de estimação gostam mais de interagir com humanos do que se alimentar. 

De acordo com o estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Estado de Oregon, nos Estados Unidos, com 50 gatos vindos tanto de casas quanto de abrigos de adoção, os felinos preferem a socialização com o humano à qualquer outra ação, como comer, por exemplo. 

Para a realização da pesquisa, os estudiosos privaram os animais de alimentos, brinquedos e qualquer interação com pessoas por algumas horas. Passado o tempo, os gatos foram expostos a quatro diferentes estímulos: socialização humana, alimento, aromas e brinquedos.

Foto: Unsplash

Concluíram então que não houve diferença entre os gatos do abrigo dos outros gatos e que a grande maioria preferiu a socialização humana a outros estímulos, enquanto somente 37% preferiu os alimentos. "Descobrimos que 50% dos gatos testados preferiam interação social, mesmo eles tendo uma escolha direta entre interação social com humanos e seus outros três estímulos", informou o estudo. 

"Cada vez mais pesquisas cognitivas com gatos estão nos fornecendo evidências de suas habilidades sócio-cognitivas e [mostrando] habilidades para resolver problemas. No entanto, ainda é comum acreditar que os gatos não são especialmente sociáveis ​​ou treináveis. Esta desconexão pode ser devida, em parte, à falta de conhecimento das preferências dos gatos", finalizaram os pesquisadores. 

Foto: Unsplash

Veja também: Gato é resgatado após ficar com as patas presas no gelo

Recomendado para você

Comentários