09/06/2017 10:14:00 - Atualizado em 09/06/2017 10:29:00

Alunos se fantasiam de Ku Klux Klan em escola na Bahia e geram revolta

Redação/RedeTV!

(Foto: Reprodução/Facebook)

Estudantes do 3º ano do colégio Anchieta em Salvador, na Bahia, usaram roupas semelhantes às usadas por membros do grupo racista Ku Klux Klan (KKK) e geraram revolta nas redes sociais. 

As fotos foram tiradas na escola particular durante o "dia do Mico", realizado na última quarta-feira (7), e começaram a circular na internet. Além dos jovens vestidos de branco, em uma fotos outro estudante aparece fazendo uma saudação nazista.

A situação gerou muita indignação. "Ainda não consigo entender o que se passou na cabeça desses adolescentes para irem para o colégio assim, talvez eles não tenham noção da gravidade da imagem que eles estão representando. Mas e quanto a seus pais? Como autorizam seus filhos a saírem assim? Mais revoltante ainda", escreveu uma internauta.

Em nota divulgada nas redes sociais, o colégio classificou a atitude dos alunos como "encenações incoerentes com os objetivos do Mico e com a filosofia da escola". A direção ainda acrescentou que jovens "podem se equivocar no agir e no pensar, o que requer nossa orientação como parte efetiva de intervenção no mundo adolescente".

"Como educadores estamos mobilizados e refletindo acerca do acontecimento, inclusive, trabalhando com os alunos da 3ª série do EM na viabilização dos encaminhamentos", diz o comunicado, que não informa se os alunos serão punidos pela atitude nem se algum funcionário será penalizado por permitir que eles entrassem e circulassem no colégio com a roupa.

(Foto: Reprodução/Facebook)

Outro caso

O episódio acontece uma semana após a repercussão da festa "Se nada der certo", na qual alunos de uma escola em Porto Alegre se vestiram de vendedores, faxineiros, entregadores para ridicularizar as profissões "sem diploma".

Em nota oficial, a escola defendeu o evento, classificado como uma "prática comum" que, segundo a instituição, causou um mal-entendido, pois tinha como "objetivo promover momentos de integração e descontração entre os formandos do Ensino Médio, tendo em vista o encerramento da etapa que culmina com a busca da aprovação no vestibular e ingresso no ensino superior".

Veja também:  Vítimas usam redes sociais para denunciar casos de racismo

Recomendado para você

Comentários