04/05/2017 17:05:00 - Atualizado em 04/05/2017 17:09:00

Estudante negra é expulsa de time de basquete por não rir de piadas racistas

Redação/RedeTV!

Foto: Reprodução/Facebook

Uma das únicas atletas negras no time de basquete universitário da "University of Mary Washington", em Virgínia, nos Estados Unidos, Jasmine Orsted enfrentou constantes piadas racistas e ataques até que seu técnico informou que ela estava sendo expulsa do time por "falta de química" com outras jogadoras.

O caso, que aconteceu em 2014, atualmente é discutido em um processo judicial movido pela estudante contra a universidade. "Eu fiquei estupefata. Eu não podia acreditar que alguém iria realmente dizer essas coisas, especialmente na presença de uma pessoa negra", contou Jasmine ao "Washington Post", revelando que chegou a ouvir comentários como "o porquê de pessoas negras darem nomes para seus filhos do jeito que dão" e que ela "nunca teria que se preocupar porque sua escola não era no gueto já que havia apenas uma ou duas pessoas negras no time".

Segundo a publicação, o processo contra a universidade corre na corte federal e foi determinado em abril que a instituição pagasse 160 mil dólares, o equivalente a quase 510 mil reais, à jovem.

Hoje Orsted frequenta outra escola na qual ganhou uma bolsa de basquete e espera conseguir inspirar outros negros a se levantarem contra situações parecidas. "Eu só quero que outra pessoa que passe por isso saiba que ela precisa acreditar em si mesmo e que não pode deixar ninguém fazer ela pensar que está sendo muito sensível, que ela é o problema. Não deixe os valentões ganharem", desabafou.

Foto: Reprodução/Instagram

Veja também: Karol Conka fala sobre racismo: "Solução é não se calar"

Recomendado para você

Comentários