15/07/2021 19:05:00 - Atualizado em 15/07/2021 20:47:00

Hospitalizado, Bolsonaro conversa com Sikêra Jr. e afasta possibilidade de cirurgia

Redação RedeTV!

Presidente deu entrevista exclusiva para o apresentador da RedeTV! 

(Foto: Divulgação/RedeTV!) 

Internado desde a noite de quarta-feira (14) em São Paulo, Jair Bolsonaro (sem partido) participou ao vivo do programa “Alerta Nacional”, apresentado por Sikêra Jr.,na RedeTV!, e afirmou que a possibilidade de passar por uma cirurgia está “bastante afastada”. O presidente foi diagnosticado com uma obstrução intestinal e teve que ser transferido para o Hospital Nova Star, na zona sul da capital.

"Cheguei aqui no dia de ontem, com indicativo muito forte pra cirurgia. tendo em vista constatada uma obstrução intestinal. Isso tudo aconteceu por causa da facada que eu recebi. Essa obstrução é sempre um risco muito alto, mas graças a Deus de ontem para hoje evoluí bastante esse quadro, então a chance de cirurgia realmente está bastante afastada", afirmou Bolsonaro.

Bolsonaro agradeceu o apoio que vem recebendo de seus apoiadores e pediu desculpas por não conseguir cumprir a agenda de comprimissos oficiais dos próximos dias. “Estava previsto para amanhã uma agenda muito extensa em Manaus e, no sábado [17], uma motociata. Então peço desculpas ao pessoal, é motivo alheio à minha vontade. Vamos deixar para outra data, se Deus quiser. Então agradeço a todos de Manaus pelo carinho e pela atenção, sabia que ia ser um movimento excepcional, mas vamos deixar para outra oportunidade”, disse. 

Acompanhado do médico cirurgião Antônio Luiz Macedo, responsável por ter operado Bolsonaro após o ataque à faca sofrido em 2018, Macedo relembrou alguns dos principais procedimentos que o presidente já se submeteu desde então.

"O presidente realmente sofreu, em 2018, várias perfurações e uma grande contaminação abdominal decorrente da facada. Foi feita uma colostomia naquela época e, no dia 12 de setembro, ele foi reoperado com quadro de infecção grave. Ele começou a melhorar, de modo que foi permitido, no dia 28 de janeiro de 2019, realizar o fechamento da colostomia", enumerou. 

O médico, por sua vez, confirmou que as chances de o presidente ter que se submeter a um procedimento cirúrgico é, neste momento, muito pequena. "O presidente melhorou. Ele ainda está em sonda gástrica, mas nós estamos estudando a retirada da sonda porque os barulhos no abdômen são bons. Aquela área obstruída, no lado esquerdo, já está mais palpável, e pode permitir a retirada da sonda, mas ainda mantendo uma dieta líquida para assegurar que não haja mais nada. A cirurgia, em princípio, está afastada, uma vez que o intestino começou a funcionar e o abdômen está mais flácido", concluiu. 

Boletim médico

Na noite desta quinta-feira (15), o Hospital Vila Nova Star emitiu um novo comunicado sobre a saúde do presidente."O senhor presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, segue internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, mantendo evolução clínica satisfatória. Desta forma, foi retirada a sonda nasogástrica e planeja-se o início da alimentação para amanhã. O presidente segue sem previsão de alta hospitalar", diz a nota.

Assista à íntegra da entrevista:

Veja também!

>>>Bolsonaro ficará internado e receberá tratamento clínico

>>>DJ Ivis é preso em Fortaleza após agressões contra a ex-mulher

>>>Covid-19: novo lote de vacinas da Pfizer chega ao Brasil

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários