19/04/2024 15:44:00

Governo apela à comunidade internacional que evitem escalada do conflito entre Irã e Israel

Redação RedeTV!

Itamaraty diz que acompanha “com grave preocupação” a situação no Oriente Médio

(Foto: EFE)

O Itamaraty publicou uma nota oficial nesta sexta-feira (19) com o posicionamento do Brasil em relação à retaliação de Israel ao Irã na noite desta quinta (18).

Em nota, o Governo diz que está acompanhando “com grave preocupação” a escalada das tensões após os ataques feitos por drones israelenses na cidade de Isfahan no Irã, a 450 km da capital Teerã.

O ataque foi uma resposta aos bombardeios de mais de 300 mísseis e drones feitos pelo Irã a Israel, o primeiro em toda a história dos dois países. Segundo autoridades israelenses, 99% dos projéteis foram interceptados pelas defesas aéreas.

O comunicado também diz que o Brasil pede à comunidade internacional que mobilize esforços “no sentido de evitar uma escalada”. Segundo o Itamaraty, a mensagem foi transmitida por Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, ao chanceler do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, em um encontro bilateral nesta sexta na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mauro discursou na quinta no Conselho de Segurança da ONU sobre a situação na Palestina, e disse que “Uma guerra regional generalizada e catastrófica no Oriente Médio não é do interesse de ninguém”

Embaixada do Brasil no Irã

Eduardo Gradilone, embaixador do Brasil no Irã, disse nesta sexta que mantém contato com os brasileiros que estão em terras iranianas.

A embaixada classifica o impacto do ataque de Israel como “muito baixo”, mas pede que os brasileiros façam reservas de água e alimentos.

Ainda não há informação se haverá algum plano de repatriação, como houve após início dos conflitos entre Israel e o Hamas.

Veja também!

- Banco Central comunica o vazamento de dados de 3 mil chaves Pix

- Mulher que levou morto a banco tem prisão convertida em preventiva

- Professor negro preso injustamente é solto na capital paulista

Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube:

Recomendado para você

Comentários