19/04/2024 09:54:00 - Atualizado em 19/04/2024 09:54:00

Israel revida os ataques do Irã, segundo imprensa internacional

Redação RedeTV!

Até o momento, autoridades dos dois países não se pronunciaram; drones israelenses foram abatidos na região de Isfahan, a 450 km de Teerã

(Foto: EFE)

Israel revidou os ataques do Irã, na noite desta quinta-feira (18). A resposta israelense veio por meio de um ataque de drones. O jornal estadunidense “The New York Times” disse que autoridades de Israel confirmaram autoria do ataque, sob anonimato.

O gabinete de guerra de Israel já planejava uma retaliação após os ataques feitos pelo Irã em 13 de abril, com mais de 300 mísseis e drones

Segundo a imprensa iraniana, o ataque ocorreu por volta das 21h30 (horário de Brasília) na região de Isfahan, a 450 km da capital Teerã. A área atacada possui instalações nucleares na proximidade, mas segundo a agência de notícias Fars, “as instalações nucleares de Isfahan estão em total segurança”.

Autoridades iranianas afirmaram que o ataque não foi realizado com mísseis, e os drones que sobrevoaram o local foram abatidos. Também disseram que não houve nenhum dano estrutural causado pelos ataques.

O ataque ocorreu no dia do aniversário de 85 anos de Ali Khamenei, líder supremo do Irã.

À agência Reuters, um militar sênior falou que o Irã não planeja uma retaliação imediata, já que as circunstâncias do ataque não estão claras.

De acordo com a CNN, os Estados Unidos foram notificados por Israel que haveria uma resposta aos ataques, mas não incentivaram o ato.

Até o momento, as autoridades do Irã e de Israel não se pronunciaram após os ataques.

Irã x Israel 

A crise entre os países começou quando, em 1º de abril, Israel bombardeou a embaixada iraniana em Damasco, capital da Síria, e matou sete pessoas, incluindo um comandante sênior da Guarda Revolucionária do Irã.

Um dia após o ataque, o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, prometeu vingança. Ela veio no dia 13 de abril, quando mais de 300 drones e mísseis bombardearam Israel, no primeiro ataque feito pelo Irã ao país. As defesas aéreas israelenses interceptaram 99% dos projéteis.

Israel planejava uma resposta ao ataque, mas de uma forma que não causasse uma escalada imediata do conflito, buscando alvos militares e de pouco impacto. 

O presidente dos EUA, Joe Biden, fez uma ligação com Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, para incentivar que não houvesse retaliação, e que o fato de quase todos os projéteis serem interceptados já poderia ser considerado uma vitória.

Embaixada brasileira

Segundo a CNN, o embaixador do Brasil no Irã, Eduardo Gradilone, informou que mantém contato com brasileiros no Irã após os ataques.

“Os brasileiros estão sendo informados. E nós estamos avaliando. Ontem nosso adido de Defesa nos alertou sobre as possibilidades de ataques nesses lugares. Cabe agora ver quais foram os danos”, afirmou o embaixador Eduardo Gradilone.

A RedeTV! entrou em contato com o Itamaraty para saber se há algum plano de repatriação dos brasileiros que estão no Irã, mas não obteve resposta até o momento.

Veja também!

- Banco Central comunica o vazamento de dados de 3 mil chaves Pix

- Mulher que levou morto a banco tem prisão convertida em preventiva

- Professor negro preso injustamente é solto na capital paulista

Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube:

Recomendado para você

Comentários