26/12/2019 09:48:00 - Atualizado em 26/12/2019 10:04:00

Bruno Covas inicia sexta sessão de quimioterapia em hospital de SP

ABr

Prefeito de SP trata câncer na região entre o estômago e o esôfago

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, deve passar por sua sexta sessão de quimioterapia, marcada para esta quinta-feira (26) no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. Covas faz tratamento para um câncer que foi diagnosticado na região entre o estômago e o esôfago.

O sexto ciclo de quimioterapia terá a duração de 30 horas, assim como ocorreu com as cinco primeiras. A previsão de alta dependerá da avaliação médica após o tratamento.

No último dia 11, o prefeito precisou ser encaminhado à UTI depois de apresentar sangramento no fígado durante um procedimento para demarcação da lesão tumoral. Segundo o hospital, na ocasião, o sangramento foi controlado com um procedimento minimamente invasivo e ele foi liberado três dias depois. 

Tratamento

Covas foi internado no dia 23 de outubro no Hospital Sírio-Libanês para tratamento de uma erisipela. Dois dias depois, os médicos diagnosticaram uma trombose venosa das veias fibulares e exames subsequentes apontaram tromboembolismo pulmonar e câncer. O prefeito foi diagnosticado com adenocarcinoma, um tipo de câncer na região de transição do esôfago para o estômago, além de uma metástase no fígado e uma lesão nos linfonodos.

Ele decidiu continuar no cargo durante o tratamento, despachando e fazendo reuniões de trabalho no próprio hospital. No dia 30, o prefeito terminou a primeira sessão de quimioterapia, tratamento que teve início no dia anterior e durou cerca de 30 horas ininterruptas.

No dia 3 de novembro, um ecocardiograma mostrou o surgimento de um coágulo no átrio direito do coração. Exames subsequentes, entre os quais uma angiotomografia arterial e venosa do tórax, demonstraram redução dos sinais de tromboembolismo pulmonar e o aparecimento de um pequeno trombo junto ao cateter venoso central.

No dia 8, novos exames mostraram que, com o uso de medicação, os trombos estavam sob controle. Covas foi liberado para realizar a segunda sessão da quimioterapia, tratamento pelo qual passou no dia 12 de novembro.

Veja também!

>>> Em mensagem natalina, Bolsonaro relembra atentado e ações do governo

>>> Sergio Moro é eleito uma das 50 personalidades da década pelo jornal 'Financial Times'

>>> Acidente deixa 2 mortos e parte carro ao meio em Foz do Iguaçu (PR)

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!

Recomendado para você

Comentários