07/04/2022 13:42:00

Rússia é suspensa do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Redação RedeTV!

Brasil decidiu se abster da votação

(Foto: AP)

A Rússia foi suspensa do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quinta-feira (7). A votação teve 93 votos a favor da suspensão. O Brasil se absteve.

Outros 57 países também se abstiveram da votação. Os que votaram contra somaram 24 votos, entre Rússia, Belarus, Uzbequistão e Vietnã.

O embaixador do Brasil para a ONU, Ronaldo Costa Filho, alegou que diversas imagens que são veiculadas em cidades da Ucrânia confirmam crimes de direitos humanos, mas não há como saber a veracidade delas.

Segundo o diplomata brasileiro, a investigação independente formada pela ONU precisa avaliar a situação da população ucraniana. Ele preferiu esperar o posicionamento dos investigadores e, por isso, votou por se abster.

(Foto: Divulgação/ONU)

Entenda o conflito entre Rússia e Ucrânia

A tensão entre os dois países é antiga. No fim de 2013, protestos populares fizeram com que o então presidente ucraniano Víktor Yanukóvytch, apoiado por Moscou, renunciasse. Na época, os ucranianos debatiam uma possível adesão à União Europeia.

Em 2014, a Rússia invadiu a Ucrânia e anexou o território da Crimeia, incentivando separatistas pró-Rússia desde então. Em 2015, foram firmados os Acordos de Minsk que decretavam um cessar-fogo, entre outros pontos, e proibiam Moscou de apoiar os rebeldes e Kiev deveria reconhecer Donetsk e Luhansk como províncias autônomas.

Apesar disso, o conflito continuou, o cessar-fogo não foi respeitado e cerca de 10 mil pessoas morreram desde então.

Em novembro de 2021, a Ucrânia se movimentou para fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar criada após a Segunda Guerra Mundial. A Rússia se sentiu ameaçada e iniciou exercícios militares na fronteira com o país vizinho, exigindo que a nação nunca se torne um membro.

A tensão se estendeu e se agravou após o presidente russo reconhecer Donetsk e Luhansk como províncias independentes, causando sanções por parte do Ocidente e a invasão de 24 de fevereiro.

Veja também!

>>> Governo indica José Mauro Ferreira Coelho para assumir a presidência da Petrobras

>>> Bolsonaro lidera nas pesquisas eleitorais em três regiões

>>> SP: Ricardo Nunes marca reunião com blocos de rua para desfiles de carnaval

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários