07/07/2021 19:44:00 - Atualizado em 07/07/2021 19:53:00

Produção de mel na Sibéria: apicultores celebram sucesso com as abelhas

TV Brics

De acordo com os criadores, uma só colmeia é capaz de produzir até 60 Kg de mel por temporada 

(Foto: Reprodução/TV Brics) 

Apicultores da Sibéria, na Rússia - uma das regiões mais frias do mundo - estão no centro dos holofotes de todo o mundo. Há sete anos, Artyom e Daria Moskvin, que residem em uma vila de Mikheevka, zona rural de Osmk, criam 10 colmeias em casae, segundo eles, somente uma delas é capaz de produzir até 60 quilos de mel por temporada. 

“Na verdade, cada um de nós podemos criar abelhas, basta vontade e local adequado para a colmeia. Pode ser na casa de campo ou na varanda, garante Artyom. De acordo com os apicultores, quando você cria abelhas, você passa a gostar de mel. “O mel fresco é realmente delicioso, especialmente o doce. Começamos a comer muito mel.”

No entanto, a vida de um apicultor não é açúcar. Nos períodos de colheita do mel, mesmo com traje de proteção, nem sempre é possível evitar o ferrão das abelhas “protetoras”. Essas abelhas não poupam seu ferrão para defender a rainha.

“Cada colmeia consegue identificar suas abelhas e seus “guardas” não deixam que nenhuma abelha de outra colmeias voem aqui, são atentos.”

Artyom conta que é um trabalho árduo. “Imagine quando faz 35ºC e você tem que trabalhar o dia todo com esse macacão, no calor. É igual uma maratona, uma academia de emagrecimento”, brinca.

Segundo ele, no inverno também não é um período muito favorável, pois o “trevo doce”, a principal planta de mel de Omsk, pode congelar.

Apicultora ao lado de Artyom, Daria relembra como iniciou sua paixão pela apicultura. "Quando criança, não me lembro de ter sido picada por abelhas. Mas eu lembro que o papai se dedicava ao mel, tínhamos um apiário. Tínhamos abelhas, lembro-me das colmeias, lembro-me das abelhas.Não me lembro de picadas.Na verdade, sou uma apicultora de 4ª ou 5ª geração. Porque meu tataravô mantinha um apiário em algum lugar da região de Leningrado, em alguma ilha! Existem histórias sobre ele em geral. Minha avó e meu avô também mexiam com produção de mel. Por isso, de certa forma, essa atividade é uma coisa minha também. Eu queria fazer algo ligado à natureza, ter um negócio próprio. Não queria trabalhar no escritório. Isso aqui é romântico, você poder ver o nascer e o pôr do sol no campo”, recorda. 

Por fim, em um ambiente romântico e descontraído, Daria inova ao criar sabores diferentes para o mel que é produzido em sua própria residência. Entre as iguarias, estão o mel com hortelã, com damascos secos e com manjericão. 

(Foto: Reprodução/TV Brics) 

Veja também!

>>>MP investiga casos de fura-fila de vacina contra covid-19

>>>Câmara aprova projeto que facilita quebra de patentes para vacinas

>>>Saúde inclui bancários e carteiros no grupo prioritário da vacinação contra covid-19

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários