30/06/2021 17:54:00 - Atualizado em 30/06/2021 17:56:00

Rússia vacina animais de estimação contra Covid-19; saiba como funciona

TV Brics

O imunizante foi desenvolvido por cientistas do Departamento de Segurança Sanitária da Rússia

(Foto: Divulgação/TV Brics) 

A vacinação de animais de estimação contra a covid-19 começou a ser realizada em diversas regiões da Rússia. Os primeiros lotes da única vacina mundial para animais, a “Carnivak-Kov”, foram entregues às clínicas veterinárias da capital, bem como às clínicas da Região de Moscou, Nizhny Novgorod, Tver e República da Crimeia

De acordo com a Chefe do Departamento do Centro Clínico e Diagnóstico de Moscou, Ekaterina Vorobyova, a imunização ocorre normalmente e os animais toleram bem. Segundo ela, a vacina é indolor e não houve relatos de reação colateral.

A vacina foi desenvolvida por cientistas russos do Departamento de Segurança Sanitária da Rússia. Em ensaios clínicos, além de animais domésticos, também foram envolvidos raposas, visons e outros animais. Os resultados dos estudos mostraram alta imunogenicidade da vacina e 100% de produção de anticorpos. No momento, há interesse crescente pela vacinação em clínicas de criadores e também por donos de animais de estimação que viajam ou mantêm seus animais soltos.

Cães e gatos podem ser vacinados a partir de 6 meses de idade. Tal como acontece com os humanos, a vacinação é bifásica, com 21 dias de intervalo. Após a segunda injeção, é feito registro especial no passaporte veterinário do animal. O fabricante planeja registrar a vacina no exterior. 17 países já demonstraram interesse pelo medicamento.

Veja também!

>>> "Não trabalhamos com a hipótese de racionamento", afirma Bento Albuquerque

>>> 1 milhão de doses da CoronaVac chegam a São Paulo

>>> Aneel reajusta valor da bandeira tarifária vermelha 2

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários