15/04/2020 15:56:00

Covid-19: Fake news sobre gangues faz moradores saírem armados na Nigéria

Redação/RedeTV!

Em meio a lockdown, população foi à rua com facões e machados

Notícia foi espalhada nas redes sociais (Foto: Divulgação/Twitter)

Vivendo sob forte regime de isolamento social por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19), a Nigéria tem outro motivo para se preocupar: a segurança pública.

Com as três maiores cidades do país (a capital Abuja, Lagos e Ogun) em lockdown, cresceu nos moradores locais o medo de assaltos e saques.

Muito disso se deve ao fato de que ganhou força nas redes sociais notícias sobre ataques de gangues que invadem os bairros, geralmente de baixa renda, e atacam os residentes.

Apesar da polícia local negar qualquer tipo de ataque, as pessoas se mobilizaram e passaram a “policiar” os próprios bairros, indo para as ruas com machados, facões e qualquer outra coisa que possa ser usada como arma.

À noite, por exemplo, é comum ver várias ruas com pneus em chamas, uma maneira dos moradores mostrarem aos supostos bandidos que estão acordados.

Os policiais acreditam que se trata de uma briga entre gangues rivais, que aproveitaram o momento para espalhar medo entre os moradores, mas sem nenhum ataque armado registrado até o momento.

“Eles (os criminosos) sabem que é difícil atacar uma comunidade organizada, então primeiro eles querem desestabilizar os moradores”, explicou Elkana Bala, porta voz da polícia de Lagos, a maior cidade do país com mais de sete milhões de habitantes.

Segundo dados oficiais, foram registrados até o momento na Nigéria 373 casos da doença e 11 mortes. Entretanto, especialistas apontam que, devido aos problemas estruturais do país e à dificuldade para realizar testes, os números dever ser bem maiores.

Veja também!

>>> Primeira pessoa a testar vacina contra novo coronavírus relata sua experiência

>>> Aos 99 anos, brasileiro que lutou na 2ª Guerra Mundial tem alta após se curar do novo coronavírus

>>> Crise do coronavírus já custa R$ 3,9 bilhões a operadoras de turismo

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários