17/09/2021 20:52:00 - Atualizado em 17/09/2021 21:22:00

Rússia: O sol ao invés de petróleo e gás

TV Brics

A eficiência geral do painel é de 5% a 7% maior do que a dos painéis tradicionais

(Foto: Reprodução/ TV Brics)

As fontes de energia renováveis já são há tempos utilizadas em diversos países do mundo. Na Rússia, este tema passou a ser tratado há pouco tempo e onde há mais perspectiva de sucesso é no desenvolvimento de instalações para a transformação da radiação solar em eletricidade.

“Em primeiro lugar, são eficazes, e em segundo, são silenciosas se comparadas às fontes convencionais, térmicas, a gás, além de ajudarem a salvar nosso planeta”, diz Vitaly Shishov, diretor do departamento de energia solar da empresa Rotek.

A produção de painéis solares nacionais é realizada pela empresa “Hevel", a primeira e única fábrica na Rússia, especializada em energia solar.

Nossa tecnologia, utilizada na Rússia, na fábrica de Novocheboksarsk é uma tecnologia heteroestrutural, que difere da cristalina, utilizada nos painéis tradicionais.

Qual a vantagem? em primeiro lugar, foi desenvolvida para luz solar dispersa, o que é muito relevante para nosso país, para as latitudes ao norte. E a eficiência geral do painel é de 5% a 7% maior do que a dos painéis tradicionais. No início da produção, o custo da energia solar era um sério obstáculo para o desenvolvimento desta energia na Rússia.

Hoje, graças à redução dos preços dos painéis solares, a energia das usinas solares se tornou mais barata do que a das fontes tradicionais.

Se tomarmos o período de 7-9 anos desde quando tudo isso começou o preço das baterias solares diminuiu em várias vezes mas agora a coronacrise corrigiu um pouco a situação devido ao aumento dos custos. E na prática, o preço dos painéis solares

Está só um pouco superior ao preço do material, silício e vidro. O retorno deste sistema é, provavelmente, o aspecto mais relevante.

Aos preços atuais da eletricidade, de 5 rublos e 63 kopeykes, não sei o preço na produção, o investimento retorna em 7-8 anos. Em 2019, a Rússia adotou a lei sobre microgeração de energia que deve abrir novas oportunidades aos usuários de energia solar.

Graças a esta lei, propriedades particulares que produzem eletricidade usando baterias solares, poderão vender o excesso para a rede geral.

E as pessoas físicas não terão que pagar impostos para fornecer essa energia para a rede.

Pode-se instalar quantos painéis se queira mas vender energia se poderá até 15 kwh. Pois a infraestrutura que vai até cada casa está dimensionada para esta potência. Para mais, seria necessário refazer a rede elétrica de todo o país.

Nossa empresa está convencida de que a energia solar ajudará os particulares não apenas a economizar eletricidade. Graças às vendas de energia para a rede,

Os russos poderão ainda compensar outras despesas de habitação e serviços públicos como aquecimento e fornecimento de água quente.

Segundo especialistas, até 2035 se espera na Rússia um crescimento da proporção das fontes renováveis de energia até atingir 3% da matriz energética.

O Investimento para criar e desenvolver este setor será da ordem de 53 bilhões de dólares.

(Foto: Reprodução/ TV Brics)

Recomendado para você

Comentários