31/08/2021 15:23:00 - Atualizado em 31/08/2021 17:20:00

Ação promove restauração de casas antigas na Rússia

TV Brics

A ideia de restaurar edifícios antigos por voluntários surgiu na cidade de Samara em 2015

(Foto: Divulgação/TV Brics) 

Esta casa de toras de madeira, com mais de 100 anos, mantém um aspecto carrancudo bem no centro da cidade de Omsk, na Rússia. No entanto, logo ela terá uma aparência diferente. O casarão, na rua Pushkin, nº15, foi construído antes da Revolução (1917), constituía imóvel para fins de aluguel de quartos, naquela época. 

Nos anos de 1960, o prédio foi dividido em apartamentos comuns, fizeram um alargamento e a entrada foi transferida para outra parte.

Hoje, sua fachada está sendo reformada por voluntários do Projeto “Tom Sawyer Fest”. Eles removem a pintura velha, restauram a decoração em madeira e preparam a casa para uma nova pintura.

“Havia uma série de elementos de giro nas platibandas, trata-se de cinzéis que ficavam nas laterais, uma platibanda ocupa mais de 50 peças, levando em consideração todas essas bolinhas, há um relevo muito rico e delicado aqui”, afirma Svyatoslav Konovalov, coordenador do Festival Tom Sawyer Fest.

“Nossos ancestrais faziam tudo sem ferramentas elétricas, ou seja, há mais de cem anos. Então, por que não podemos fazer hoje, temos uma base técnica rica, podemos convidar alguns restauradores, consulta-los, ou seja, se nossos ancestrais eram capazes de fazer isso, significa que nós devemos repetir seu sucesso”, completou. 

Durante a reforma do telhado em 2015, a casa perdeu seu friso de madeira e decoração sob o telhado. Apenas alguns elementos cortados com serra sobreviveram. Aqui, em um dos apartamentos do prédio, os voluntários se instalaram.

Ao escolher uma casa, os voluntários avaliam se ela pode ser restaurada, quais esforços terão que ser feitos para isso e saber como os moradores se relacionam com tal iniciativa.

A ideia de restaurar edifícios antigos por voluntários surgiu na cidade de Samara em 2015. Lá nasceu o nome “Tom Sawyer Fest”, em homenagem ao personagem do romance de Mark Twain.

A ideia também foi apoiada em outras cidades da Rússia. Qualquer pessoa pode se juntar aos voluntários, aqui eles ajudarão a adquirir as habilidades necessárias para o trabalho.

“Os primeiros dias foram muito difíceis, porque cansa as mãos, você trabalha com peso, mas aí vai ficando cada vez mais fácil com o tempo. Este é o meu terceiro ano de participação. Sou advogada por profissão, mas meu hobby é a restauração. Claro, você se diverte com o processo em si, quando você trabalha com um secador de cabelo, você sente o cheiro da resina, o cheiro da madeira, o cheiro da madeira quente, e para mim isso é muito valioso”, relata Diana Fedorchenko, voluntária do projeto. 

O primeiro edifício em Omsk foi restaurado por voluntários em 2018. Era uma casa municipal de dois andares na rua Bulatov, nº 69. Foi escolhida, entre outras coisas, por sua localização em uma grande rodovia, onde chama a atenção.

Além disso, havia outras casas de madeira com decorações exclusivas nas proximidades, mas foram demolidas, e os voluntários não queriam que esta casa sofresse o mesmo destino.

A segunda casa renovada foi um edifício residencial na Rua 30 anos do Komsomol. Este é o único edifício de madeira da cidade com tal elemento arquitetônico, a chamada “Torre de abacaxi”, que nos remete aos edifícios da Avenida Lyubinsky.

A sujeira da fachada foi limpa, parte da cornija e duas platibandas foram restauradas, que queimaram no fogo, e depois pintadas de novo. Às vezes a beleza se esconde de nós sob uma camada de poeira e tinta descascada, você só precisa enxergá-la, para salvá-la. 

(Foto: Divulgação/TV Brics) 

Veja também!

>>> EUA concluem retirada das tropas do Afeganistão

>>> Polícia Federal investigará ataque a bancos em Araçatuba

>>> SP: Passaporte da Vacina começa a valer a partir desta quarta (1º)

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários