"A tendência é ser uma COP de sucesso", afirma Yuri Rugai, sócio-diretor da ECCON
Nathalia Ferreira/Redação RedeTV!Sócio-diretor da ECCON Soluções Ambientais participa do ‘É Notícia’ desta quinta-feira (13)

(Foto: Divulgação/RedeTV!)
Yuri Rugai Marinho é o convidado desta quinta-feira (13) do ‘É Notícia’, apresentado por Beatriz Bulla às 23h45, na RedeTV!. Entre os assuntos discutidos no programa, o sócio-diretor da ECCON Soluções Ambientais abordou a COP30.
“Quando a gente traz para Belém a COP, no meio da Amazônia, o governo brasileiro e a comunidade científica brasileira querem que o mundo nos ajude a pensar como a gente faz para gerar riqueza com a floresta em pé”, afirmou.
O entrevistado detalhou o que a maioria dos participantes do evento deve encontrar. “Para quem vai na COP, vai ver basicamente pessoas brancas e eu diria que a maioria é homem. Os lugares no mundo onde têm menor IDH são as áreas conservadas e 80% da conservação do planeta está com indígenas, então eles estão viabilizando isso e eu não creio que sejam maioria os indígenas na COP. É muito difícil resolver isso porque é uma história de séculos, mas é importante, sim, a gente mudar um pouco essa lógica.
O diretor da ECCON afirmou que o objetivo da conferência deve ser sobre a implementação das ações. “Os encontros aconteciam, e os países ficavam discutindo o que fazer, como medir, para onde ir, criar conceitos. Isso ano após ano, décadas, e aí se chegou à conclusão que na verdade a gente precisa implementar muito mais do que traçar novas regras. A implementação é urgente. E o Brasil é um país que faz (…) a COP da implementação. A ideia é que a gente perca menos tempo em conceitos e em caminhos e fique mais tempo olhando o que se fez e o que é necessário de decisões e de encaixes para o que foi feito ser feito em maior volume.”
Ainda no ‘É Notícia’, Yuri Rugai declarou o Brasil como Campeão Verde: “Quando a gente teve no século 18 a Revolução Industrial, nós tivemos ali a Inglaterra tendo uma grande parte desse benefício. Quando a gente teve a revolução tecnológica no século passado, de 1980 a 90, Estados Unidos e China tiveram aí o êxito dessa corrida. Agora a gente vive uma revolução verde e o principal candidato para despontar dessa revolução verde é o Brasil. Não há nenhum país que se compare a nós em termos de potencial”.
Segundo ele, países temem o sucesso do Brasil. “Arriscaria dizer que a tendência é ser uma COP de sucesso. Nunca dá pra gente saber, mas o que a gente sabe é que a nossa delegação é uma das mais preparadas, isso já há mais de 30 anos. Quem ta recebendo os países, que é o Brasil, tem uma delegação muito grande e muito capacitada mas a pauta que a gente quer colocar ela não é exatamente de um interesse internacional né então os países sabem que se a gente protege as florestas brasileiras a gente fortalece o agronegócio brasileiro e o agronegócio brasileiro ele é o principal do planeta nós somos o maior exportador de várias commodities então quando você vai pra União europeia ou até pros Estados Unidos ou China esses países eles temem a nossa agricultura”.
O programa ‘É Notícia’, apresentado pela jornalista Beatriz Bulla, vai ao ar toda quinta-feira, às 23h45, trazendo personalidades de destaque em diversas áreas, diretamente dos estúdios da RedeTV!, em Osasco, Grande São Paulo, e de Brasília.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp