14/03/2017 10:31:00 - Atualizado em 14/03/2017 10:36:00

Menina caminha sozinha na Sibéria em busca de ajuda para avó doente

Redação RedeTV!

(Foto: Yury Darbaa/Siberian Times)

A pequena Saglana Salchak, que acabou de completar cinco anos, está sendo considerada uma heroína na república russa de Tuva. O motivo? a garotinha percorreu quilômetros na natureza congelante da Sibéria para pedir ajuda para a avó doente.

A menina, que morava com os avós em uma fazenda numa área remota de uma floresta (a mais de 19 km da vila mais próxima), tomou uma atitude ao acordar e perceber que a idosa, de 60 anos, não estava se movendo.

Sem telefone em casa e com a permissão do avô, que é cego, Saglana saiu de casa em busca de ajuda e levando apenas uma caixa de fósforos, para caso precisasse de fogo. 

Caminhando sob uma temperatura de -34°C e com neve até o peito, a menina levou algumas horas para percorrer oito quilômetros às margens de um rio congelado. Para Semyon Rubtsov, diretor do grupo de resgate local, ela ainda teve sorte por não ter encontrado nenhum lobo em seu caminho pela área repleta desses animais.

De tão concentrada em seu objetivo de caminhar até achar ajuda, a menina acabou passando por uma casa sem perceber, mas os vizinhos notaram a presença dela e a ajudaram, chamando um médico para ver a avó dela. Infelizmente, constatou-se que a mulher morreu por conta de um ataque cardíaco.

Apesar de sentido fome e frio, a pequena disse que "simplesmente caminhou e caminhou" para fazer o que podia pela idosa.

Levada a um hospital, Saglana agora está vivendo em um centro social. A mãe dela, Eleonora Salchak, está sendo acusada de deixar a criança em perigo por submetê-la a morar com os avôs em um local tão remoto e sem comunicação.

Veja também: Menina é salva por cão após se perder em floresta na Sibéria

Recomendado para você

Comentários