Copa do Brasil dará duas vagas para a Libertadores em 2026, anuncia CBF
Redação RedeTV!/Pedro BrumA entidade anunciou nesta quinta-feira (11) uma alteração no regulamento das competições nacionais, que passará a valer apenas em 2026
(Foto: Reprodução/Instagram)
Nesta quinta-feira (11), após o Conselho Técnico da Série A, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou publicamente que, a partir de 2026, a Copa do Brasil cederá duas vagas para que os clubes disputem a Copa Libertadores da América.
Atualmente, o Campeonato Brasileiro credencia seis equipes para a competição internacional: quatro se classificam diretamente, enquanto duas disputam a repescagem. Além disso, a Copa do Brasil garante que o campeão também participe do torneio.
Com as mudanças anunciadas, uma das vagas que seria destinada aos melhores colocados do Brasileirão será concedida ao vice-campeão da Copa do Brasil. No entanto, até o momento, a entidade ainda não definiu se a vaga do segundo colocado será para a pré-Libertadores ou diretamente para a fase de grupos.
Segundo o comunicado da instituição, ainda não está definido qual será o procedimento caso ambas as equipes finalistas também conquistem classificação para a Libertadores.
Vale ressaltar que essa alteração não entra em vigor nesta edição, ou seja, a final da competição eliminatória brasileira contará apenas com o campeão garantido na competição internacional.
Outra mudança implementada desde que o atual presidente da CBF, Samir Xaud, assumiu o cargo foi transformar a final da Copa do Brasil em uma partida única, com sede a ser definida pela entidade.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para acessar o canal Esportes RedeTV! no Youtube
- Clique aqui para entrar no canal RedeTV! Notícias no WhatsApp
