TV FAMA

pediatra explica

Pode ou não? Karina Bacchi gera discussão por dar melancia ao filho de 4 meses

Bruna Brasil/RedeTV!

Karina e Enrico Bacchi (Foto: Reprodução/Instagram)

Karina Bacchi iniciou uma discussão nas redes sociais, nesta quarta-feira (27), após revelar que deixou o filho, Enrico, de quatro meses e meio de vida, comer melancia pela primeira vez. Após a postagem no Instagram, a atriz recebeu centenas de críticas por iniciar a alimentação com frutas antes do período considerado ideal para os bebês. A pediatra Kelly Marques Oliveira - consultora Internacional de Amamentação e autora do blog Pediatria Descomplicada - explicou ao portal da RedeTV! que as recomendações gerais e atuais são para que o bebê faça a introdução alimentar a partir dos seis meses, mas considerou que outras condições podem ser avaliadas por cada médico que acompanha mãe e filho. 

Na postagem feita por Karina, Enrico apareceu com um pedaço de melancia na boca. “Provando e aprovando a melancia”, contou a mãe de primeira viagem. Minutos depois, uma enxurrada de pessoas começaram a bombardear Bacchi de comentários sobre estar certo ou não esperar o filho completar seis meses para introduzir outros tipos de alimentos. 

De acordo com a pediatra, as orientações da Organização Mundial da Saúde são de que o aleitamento materno deve ser exclusivo até o sexto mês, mas há contrapontos sobre a introdução alimentar que muitas vezes são consideradas pelos pediatras. “É importante esclarecer que existe diferenças entre o que é recomendado e o que de fato acontece (…) Na introdução alimentar devemos levar em conta várias questões, como o contexto familiar, a volta ao trabalho, a amamentação”, pontuou. 

A médica ainda explicou os motivos que sustentam a recomendação de que os alimentos devem fazer parte da vida da criança a partir do período específico, como os benefícios do leite e as condições físicas do bebê na idade. “O desenvolvimento motor, cognitivo do bebê nessa fase permite que o bebê explore os alimentos por ele mesmo, leve-os a boca e possa descobrir essa nova fase com maior prazer, autonomia e principalmente, segurança. Além disso o bebê tem uma maturidade intestinal e imunológica muito maior nessa idade, o que torna a introdução de alimentos muito mais segura, sob esse ponto de vista”, disse. 

“Com quatro meses um bebê ainda não consegue sentar sozinho sem apoio, e está começando a levar objetos à boca, mas ainda não está firme o suficiente. O leite materno ou a fórmula, caso não esteja em aleitamento materno, supre as suas necessidade de forma adequada”, acrescentou. 

Diante da polêmica, Bacchi publicou uma mensagem em seu Stories para esclarecer que continua amamentando o filho. “Eu ainda mamo no peito a cada três horas”, publicou ela, como se fosse o próprio Enrico respondendo. Procurada, a assessoria de imprensa da atriz não respondeu sobre o assunto. 

Além da recomendação da OMS e da Sociedade Brasileira de Pediatria sobre aleitamento exclusivo até os seis meses de vida, a Dra. Kelly citou as contradições sobre o assunto em outras organizações do mundo. O Comitê Europeu de Nutrição, Hepatologia e Gastroenterologia Pediátrica (ESPGHAN), por exemplo, orienta que a introdução alimentar deve acontecer não antes de 17 semanas após o nascimento e não deverá ser postergada para além da 26 semana de vida. “É importante que se o bebê é amamentado exclusivamente, e há a possibilidade de continuar o aleitamento materno, esse seja incentivado. Por fim, pode-se dizer que existem recomendações e orientações, por vezes conflitantes entre os próprios pediatras, mas é importante manter-se informado e procurar um pediatra atualizado que possa te orientar da melhor forma”, indicou a médica. 

Enrico Bacchi (Foto: Reprodução/Instagram)

Veja também:

Karina Bacchi dá mais detalhes sobre o pai de seu filho

Recomendado para você


Comentários