24/01/2017 07:25:00 - Atualizado em 24/01/2017 14:07:00

Piloto de avião que levava Teori não teria relatado falhas, diz jornal

Redação/RedeTV! com agências

A gravação das conversas do piloto responsável pelo voo que transportava o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki não apresenta relato de falhas na aeronave.Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, peritos da Aeronáutico indicam que o áudio mostra diálogos entre a cabine de comando do avião e outros pilotos que estavam na região no momento do acidente, ocorrido na quinta-feira (19), em Paraty, no Rio de Janeiro.

De acordo com a publicação, Osmar Rodrigues teria mencionado o mau tempo e afirmado que iria aguardar a chuva diminuir para, então, pousar. A gravação teria terminado logo depois e não mostraria o que ocorreu no momento do acidente.

A Aeronáutica divulgou também imagens dos peritos trabalhando na análise do material. Além da voz do piloto, o gravador captou também sons que serão úteis para a investigação - como o barulho de algum equipamento do avião.

Um cabo que liga o chassi da caixa-preta com o armazenador de memória estava molhado. Como foi substituído, o risco de curto circuito ou perda de dados foi eliminado.

A intenção do Cenipa é tentar descobrir o que o piloto falou com a torre, com outras aeronaves e na cabine. O equipamento pode ser fundamental para esclarecer o que provocou a queda do avião.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) vai analisar o GPS do avião. Se tiver sido danificado, poderá ser enviado aos Estados Unidos para tentar resgatar os dados.

Na segunda-feira (23), o juiz Raffaele Felice Pirro, da 1ª Vara Federal de Angra dos Reis, decretou o sigilo das investigações sobre a queda do avião que levava Teori e outras quatro pessoas.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, ligado à Aeronáutica, disse que a caixa-preta do avião tem danos. A Força Aérea Brasileira ressaltou que a caixa-preta é dividida em duas partes. A que contém o gravador de voz, que pode esclarecer detalhes do acidente, é "altamente protegida". Todo o conteúdo dessa gravação já foi extraído e encaminhado para análise.

A FAB ainda disse que a parte chamada de "base" – com cabos e circuitos que fazem a ligação com os dados armazenados – foi danificada no contato com a água do mar.

Recomendado para você

Comentários