12/12/2017 07:07:00 - Atualizado em 12/12/2017 07:09:00

Candidato de Temer pode ter quase 40% do tempo de TV na campanha eleitoral de 2018

Redação/RedeTV!

O candidato governista na disputa pela presidência da República nas eleições de 2018 deve ficar com a maior porcentagem de inserções de propaganda na televisão e no rádio. O cálculo foi elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo, que aponta que o eventual postulante de Michel Temer teria 39% do tempo (quase 5 minutos), caso os partidos da base aliada (PP, PSD, PR, PTB e PRB) mantenham seu apoio.

Na sequência do ranking de mais tempo de propaganda no rádio e na TV vem o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 13% (ou 1min35s). O governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) viria em seguida, com 10% (1min18s). Nos dois casos, o cálculo teve como base a hipótese de petistas e tucanos não promoverem alianças.

Ciro Gomes (PDT), ex-ministro e ex-governador do Ceará, seria o quarto colocado, com 4% das inserções (33s). Nomes que aparecem como possíveis candidatos à presidência, como Marina Silva (Rede) e Jair Bolsonaro (que deve migrar para o Patriota) respectivamente apenas 10 e 12 segundos.

Para aumentar o tempo de inserções no rádio e na TV, os candidatos e seus partidos devem negociar alianças com legendas que não pretendem lançar candidatura própria.

Candidato de Temer

O ministro da Fazenda Henrique Meirelles é visto nos bastidores como o favorito para ser o candidato de Michel Temer. Em recente entrevista, ele afirmou que o atual governo federal terá candidato próprio e que os governistas devem dar apoio a um candidato que seja defensor da política econômica adotada pela equipe de Temer, da qual faz parte.

Henrique Meirelles não descarta ser o candidato de Michel Temer em 2018. Segundo ele, uma eventual candidatura depende da “consolidação e percepção pela população do crescimento econômico e, mais importante, dos benefícios que isso vai trazer”. A articulação política também é colocada como fator primordial para uma possível candidatura.

Recomendado para você

Comentários