19/01/2018 07:16:00

Ala política do governo defende manutenção de indicações na Caixa

Redação/RedeTV! com Agência Brasil

Parte da chamada ala política do governo de Michel Temer defende que o sistema de indicações para cargos na Caixa Econômica Federal seja mantido. Segundo reportagem publicada na edição desta sexta-feira (19) do jornal Folha de S. Paulo, pessoas próximas ao presidente da República avaliam que tais nomeações podem ser fundamentais para não gerar crise com a base aliada.

Nesta sexta, deve ser aprovado um novo estatuto para o banco estatal. O objetivo das novas regras é dar poder ao Conselho Administrativo para nomear e exonerar dirigentes da instituição. Atualmente, cabe ao presidente da República tal decisão.

Na terça-feira (16), presidente Michel Temer determinou o afastamento de quatro dos 12 vice-presidentes da Caixa Econômica Federal (CEF) por um período de 15 dias. Os vice-presidentes são investigados em operações da Polícia Federal.

As suspeitas de corrupção na Caixa motivaram investigações do Ministério Público Federal (MPF), do Banco Central (BC) e da Polícia Federal (PF). O MP havia recomendado a Temer a exoneração de todos os 12 vice-presidentes. Inicialmente, o Palácio do Planalto rejeitou a medida. Depois da cobrança de procuradores, decidiu pelo afastamento de quatro vice-presidentes alegando que apenas estes estavam na mira das investigações.

Recomendado para você

Comentários