14/05/2022 18:17:00

Ucrânia lança contra-ofensiva no Leste do país

Redação RedeTV!

Ao mesmo tempo, Vladimir Putin alertou o líder da Finlândia que adesão à Otan pode prejudicar as relações entre os países

(Foto: AP)

A Ucrânia lançou uma contra-ofensiva no Leste do país neste sábado (14) para tentar interromper o abastecimento das tropas russas na região de Donbass (Donetsk e Luhansk). Ao mesmo tempo, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou o líder da Finlândia que adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) pode prejudicar as relações entre os países.

A movimentação ucraniana se dá por conta das armas que o Ocidente tem enviado ao país. Segundo as autoridades, a situação da guerra começa a passar de defesa para ataque, a fim de recuperar as cidades no Leste e Sul que estão dominadas pelos russos.

A contra-ofensiva da Ucrânia está focada na cidade de Izyum, onde a Rússia firmou uma sede de operações com o objetivo de conquistas a região separatista de Donbass.

Rússia x Otan

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversou com o presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, por telefone neste sábado que acabar com o status de neutralidade militar do país para fazer parte da Otan seria um erro. 

Niinisto, no entanto, afirmou que a invasão na Ucrânia alterou o ambiente de segurança na Europa.

Entenda o conflito entre Rússia e Ucrânia

A tensão entre os dois países é antiga. No fim de 2013, protestos populares fizeram com que o então presidente ucraniano Víktor Yanukóvytch, apoiado por Moscou, renunciasse. Na época, os ucranianos debatiam uma possível adesão à União Europeia.

Em 2014, a Rússia invadiu a Ucrânia e anexou o território da Crimeia, incentivando separatistas pró-Rússia desde então. Em 2015, foram firmados os Acordos de Minsk que decretavam um cessar-fogo, entre outros pontos, e proibiam Moscou de apoiar os rebeldes e Kiev deveria reconhecer Donetsk e Luhansk como províncias autônomas.

Apesar disso, o conflito continuou, o cessar-fogo não foi respeitado e cerca de 10 mil pessoas morreram desde então.

Em novembro de 2021, a Ucrânia se movimentou para fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar criada após a Segunda Guerra Mundial. A Rússia se sentiu ameaçada e iniciou exercícios militares na fronteira com o país vizinho, exigindo que a nação nunca se torne um membro.

A tensão se estendeu e se agravou após o presidente russo reconhecer Donetsk e Luhansk como províncias independentes, causando sanções por parte do Ocidente e a invasão de 24 de fevereiro.

Veja também!

>>>Mendonça suspende políticas estaduais sobre o ICMS do diesel

>>>Estado do Rio está em bandeira amarela para covid-19

>>>Brasileira presa na Tailândia deve permanecer cumprindo pena no país

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários