08/07/2018 07:38:00 - Atualizado em 08/07/2018 12:09:00

Tailândia realiza operação para resgatar garotos presos em caverna

Redação/RedeTV! com ANSA

(Foto: Reprodução/Facebook Marinha da Tailândia)

Após uma operação de cerca de 10 horas, a Tailândia resgatou quatro dos 13 integrantes de um time de futebol juvenil que está preso na caverna de Tham Luang há 15 dias. Todos eles passam bem e foram levados para um hospital da província de Chiang Rai.

Os trabalhos de socorro começaram às 10h (horário local) deste domingo (8) e devem ser retomados apenas por volta de 8h desta segunda-feira (9), 22h em Brasília. O objetivo da pausa é dar tempo para os equipamentos de resgate, como cilindros de oxigênio, serem preparados novamente.

A informação foi confirmada por Narongsak Osatanakorn, governador da província de Chiang Rai, onde está localizada a caverna. Ao todo, participam do resgate 18 mergulhadores. Treze envolvidos são especialistas internacionais e outros cinco são tailandeses experientes. A previsão é de que a operação dure até quatro dias.

Segundo o jornal local “Bangkok Post”, inicialmente apenas quatro meninos deixariam a galeria na noite deste domingo, no horário tailandês. Em seguida, ainda de acordo com a publicação, outros dois grupos com três meninos serão retirados. O treinador e mais dois garotos serão os últimos a sair.

Cada menino usará uma máscara facial enquanto será acompanhado de dois mergulhadores pelas passagens por uma corda. Para os trechos mais estreitos, os guias precisarão soltar o tanque das costas.

Equipes médicas já estão preparadas para atender os adolescentes assim que deixarem a galeria.

Após um treino de futebol, os 12 meninos e o treinador se abrigaram da chuva na caverna, mas foram surpreendidos por uma inundação. Eles estavam desaparecidos até a última segunda-feira (2), quando foram localizados pela Marinha da Tailândia. 

O resgate, porém, foi bastante dificultado pela inundação que bloqueou a entrada principal da galeria e um mergulhador morreu durante o trabalho. No sábado (7), os garotos conseguiram se comunicar e avisaram que estão bem por meio de bilhetes enviados ao familiares. Em mensagem, o treinador pediu desculpas aos pais dos adolescentes. 

Recomendado para você

Comentários