17/07/2018 13:24:00 - Atualizado em 18/07/2018 08:06:00

Meninos tailandeses resgatados de caverna recebem alta e fazem entrevista coletiva

Redação/RedeTV!
(Reprodução/via Global News)

Os doze meninos tailandeses e seu técnico de futebol, que ficaram presos 18 dias dentro de uma caverna e foram resgatados na semana passada, receberam alta do hospital que se encontram na quarta-feira (18). O porta-voz do governo Tailândes, Sansern Kaewkamnerd, afirmou que os meninos, sob olhar de um psicólogo, concederão uma entrevista coletiva para "satisfazer o grande interesse da mídia".

As autoridades tailandesas reservaram 45 minutos para a entrevista com os jovens que será retransmitida por vários canais de televisão local. Familiares dos jovens e membros da Marinha que estiveram da missão também poderão participar.

A coletiva será feita com certo cuidado. As autoridades tailandesas têm estado preocupadas com o impacto que a atenção possa causar nos meninos. Por isso, a imprensa será "controlada". Os jornalistas precisarão inscrever suas perguntas, que serão somente feitas após análise de um psicólogo.

"Nós organizamos para que, depois disso, os meninos possam voltar às suas vidas normais", disse Sansern. Após a coletiva, os meninos vão ser enviados para casa e evitarão contato com a imprensa por cerca de 30 dias.

Após uma operação extremamente cautelosa que atraiu atenção global para a Tailândia, os garotos, de idade entre 11 e 16 anos, e seu técnico de 25 anos foram salvos com segurança do complexo de cavernas de Tham Luang, próximo a fronteira da Tailândia com Mianmar. Os 13 estão atualmente internados em um hospital na cidade de Chiang Rai desde que foram resgatados.

Há um artigo da lei que protege menores de 18 anos de cobertura da imprensa que possa causar "danos emocionais e de reputação aos menores".

(Reprodução/Governo da Tailândia)

Entenda o caso

No dia 23 de junho, 12 meninos de um time de futebol chamado "Javalis Selvagens" e seu técnico passeavam de bicicleta na região e, após começar a chover, entraram na caverna. A tempestade começou a ficar intensa e a água subiu muito rápido, deixando o grupo preso.

Isolados, ficaram sem comida por cerca de 9 dias. No dia 2 de julho, alguns mergulhadores ingleses encontraram o grupo, debilitado e faminto, só que em uma situação de risco. Os 13 estavam a quatro quilômetro da entrada da caverna e entre cerca de 800 m e 1 km de profundidade.

O resgate foi feito e durou 3 dias. Em um primeiro momento, foram retirados quatro garotos em dois dias. No último dia, foram resgatados os quatro meninos que estavam "mais fracos" e o técnico.

A missão de resgate foi desgastante. Cada rapaz foi conduzido por 2 mergulhadores em um percurso de até 6 horas até a entrada da caverna. Após salvos, eles foram levados de helicóptero para hospital, onde permaneceram em quarentena e observação.


(Reprodução/Marinha da TailÂndia)

Recomendado para você

Comentários