24/03/2017 12:28:00 - Atualizado em 24/03/2017 12:44:00

Hong Kong retira carne brasileira do mercado

Redação/RedeTV!

Mais um país decidiu suspender as importações da carne brasileira. Hong Kong anunciou nesta sexta-feira (24) que vai retirar a carne proveniente dos estabelecimentos investigados pela Operação Carne Fraca.

O secretário de Saúde de Hong Kong, Ko Wing-man, disse que não tiveram como ''eliminar completamente os perigos ocultos em termos de segurança alimentar".

Por enquanto, China, União Europeia, Suíca e Chile mantém as restrições aos frigoríficos do Brasil.

A licença de exportação dos 21 frigoríficos que estão sob investigação na Operação Carne Fraca foram suspensas pelo Ministério da Agricultura. Mesmo assim, as empresas podem manter seu comércio no mercado interno.

Deflagrada na dia 17 pela Polícia Federal, a operação investiga o envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em um esquema de liberação de licenças e fiscalização irregular de frigoríficos.

Segundo a PF, os frigoríficos envolvidos no esquema criminoso "maquiava carnes vencidas com ácido ascórbico e as reembalavam para conseguir vendê-las. A carne imprópria para consumo era destinada tanto ao mercado interno quanto à exportação.

Alguns dos principais grupos do setor no país estão na mira da operação, como o BRF, que detém as marcas Sadia e Perdigão, e o JBS, que opera com Seara, Swift, Friboi e Vigor.

Preocupado com o impacto negativo da Operação Carne Fraca, o presidente Michel Temer anunciou um força-tarefa para fiscalizar os frigoríficos envolvidos.

Recomendado para você

Comentários