01/04/2015 06:49:00 - Atualizado em 24/04/2015 13:39:00

Caminhão do CICV é atacado no Mali e assistente humanitário é morto

Por Luís Adorno/RedeTV!

Um caminhão do CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) que levava ajuda humanitária ao Mali foi atacado na manhã desta terça-feira (31), próximo a Gao. Um assistente humanitário a bordo do veículo morreu no ataque. Um outro colaborador ficou ferido. Em nota, o CICV informou que “está profundamente consternado com a morte de um dos seus funcionários no Mali” e que “condena com veemência o ataque e faz um apelo a todas as partes em conflito para que respeitem e protejam os profissionais humanitários”. 

"Ficamos extremamente chocados ao saber da morte do nosso colega e amigo Hamadoun", lamenta a chefe de operações do CICV para o Norte e Oeste da África, Yasmine Praz Dessimoz. Ele dirigia um caminhão de Gao a Niamei, no país vizinho Níger, para buscar equipamentos médicos ao hospital local. “A sua morte não só é uma tragédia para a sua família e para o CICV, como também afetará a vida e o bem-estar de dezenas de milhares de pessoas", afirmou Dessimoz. 

Hamadoun estava acompanhado de um membro da Cruz Vermelha do Mali no momento do ataque. Esta pessoa foi ferida, mas o seu estado de saúde é estável. Ainda se desconhecem as circunstâncias exatas do incidente, mas o caminhão do CICV estava claramente identificado com o emblema da cruz vermelha. "No entanto, o CICV está apreensivo com o aumento da violência contra os profissionais humanitários, que impede que levem ajuda às pessoas e comunidades necessitadas", diz o chefe de operações. 

Hamadoun era casado e tinha quatro filhos.

Recomendado para você

Comentários