03/12/2015 18:39:00 - Atualizado em 03/12/2015 19:16:00

Estudo confirma: cérebro de pessoas introvertidas trabalha de forma diferente

Redação RedeTV!


(Foto: Reprodução/Free Images)

Um estudo realizado por pesquisadores americanos confirmou que o cérebro de pessoas introvertidas funciona diferente dos demais, explicando um dos principais motivos pelos quais elas costumam gostar tanto de solidão. 

A pesquisa conseguiu comprovar que há diferenças nos mecanismos cerebrais de pessoas introvertidas e extrovertidas. Os 'mais envergonhados' são os que menos prestam atenção nos rostos das pessoas. Isso talvez explicaria por que elas costumam trocar facilmente sessões de interação social por livros, filmes, séries, etc.

Para realizar o estudo, a especialista Inna Fishman e seus colegas analisaram as atividades cerebrais de 28 pessoas com idades entre 18 e 40 anos. Entre eles, havia tanto pessoas introvertidas, quanto levemente ou altamente extrovertidas.

Os pesquisadores se atentaram apenas a um tipo de atividades cerebral conhecida como 'P300', que é considerada um indicador de atenção. 

Conhecido como "tarefa excêntrica", o teste realizado apresentou uma série de imagens parecidas aos voluntários. Hora aparecia rostos masculinos e, de repente, o padrão alterava para um rosto feminino. Eles também observaram fotos de flores roxas que, de vez em quando, eram substituídas por fotos de flores amarelas.

Quanto maior era o nível de extroversão da pessoa, mais sua região cerebral era ativada com a exibição das fotos de rostos, o que afirma que extrovertidos realmente prestam mais atenção no semblante das pessoas. Por outro lado, os introvertidos tiveram respostas iguais tanto para flores quanto para o rosto de pessoas.

Segundo Fishman, isso mostra que o cérebro de uma pessoa introvertida trata interações com pessoas da mesma forma que com objetos inanimados, embora isso não signifique que pessoas mais envergonhadas não valorizem o convívio social. Elas apenas não se empolgam tanto com essas situações como os extrovertidos.

Recomendado para você

Comentários