02/12/2015 18:34:00 - Atualizado em 02/12/2015 18:58:00

Pessoas com 'pernas fortes' possuem cérebro 'mais resistente'

Redação RedeTV!


(Foto: Reprodução/Free Images)

Pesquisadores da Universidade de Londres realizaram um estudo com mulheres e concluíram que a força muscular das pernas tem total relação com um envelhecimento saudável do cérebro.

Os cientistas acompanharam 162 mulheres saudáveis e suas irmãs gêmeas durante dez anos. Ao longo desse período, as voluntárias tiveram seus hábitos de atividades física e estilos de vida analisados, além de passarem por testes de memória e aprendizado. Fatores genéticos também foram considerados e foi, inclusive, por este motivo que os pesquisadores escolheram mulheres que tinham irmãs gêmeas, já que, nesses casos, as informações genéticas são as mesmas.

Ao final do estudo, concluiu-se que a força muscular das pernas foi o fator que mais teve relação com um envelhecimento cognitivo saudável. Basicamente, a gêmea que tinha a perna mais forte no começo do estudo foi sempre a que teve melhores habilidades cerebrais após os 10 anos de pesquisa, mantendo mais matéria cinzenta no cérebro.

Segundo a Dra Claire Steves, responsável pelo estudo, observar o envelhecimento em gêmeos idênticos é uma forma interessante de chegar a conclusões sobre o envelhecimento saudável, um assunto que interessa à todos. Claire ainda acredita que esse tipo de pesquisa pode mostrar às pessoas que pequenas mudanças são suficiente para uma melhor qualidade de vida.

Essa foi a primeira vez que conseguiram provar que há uma relação entre a qualidade muscular dos membros inferiores e um envelhecimento cerebral saudável. Porém, isso não significa que a pessoa precise ter 'pernas de atleta'; segundo Claire, o hábito de caminhar ou evitar ficar muito tempo sentado já ajuda.

Recomendado para você

Comentários