22/07/2016 13:24:00 - Atualizado em 22/07/2016 13:45:00

Consumo de álcool está ligado a pelo menos sete tipos de câncer, diz estudo

Redação RedeTV!

(Foto: Reuters)

O consumo de bebidas alcoólicas pode aumentar os riscos do desenvolvimento de, pelo menos, sete tipos de câncer, segundo constatou um estudo feito pela Universidade de Otago (Nova Zelândia) e publicado no periódico científico "Addiction".

De acordo com a publicação, mesmo as pessoas que consomem as bebidas com moderação acabam tendo mais chances de desenvolver a doença em relação àquelas que não são adeptas de substâncias alcoólicas. Em relação à bebida alcoólica, a pesquisa aponta que não há um nível seguro de consumo para evitar a enfermidade.

A ingestão está ligada ao câncer de boca, garganta, laringe, esôfago, fígado, cólon, intestino e mama, mas, segundo a pesquisadora Jennie Connor, não é a causadora da doença. "Há fortes evidências de que o álcool causa câncer em sete locais, e provavelmente em outros. A confirmação de mecanismos biológicos específicos pelos quais o álcool aumenta a incidência de cada tipo de câncer não é necessária para inferir que o álcool é uma causa", escreve Connor no artigo que descreve o estudo. 

A pesquisadora chegou a essa conclusão a partir da revisão de dados de pesquisas sobre câncer e bebidas alcoólicas publicadas nos últimos dez anos. 

Com base nessas informações, Connor estima que, somente em 2012, o álcool tenha sido o responsável pela morte de 500 milhões de pessoas diagnosticadas com câncer - 5,8% dos óbitos em todo mundo. 

Ainda segundo a pesquisa, os riscos de desenvolver a doença são ainda maiores se o consumo estiver associado ao uso do cigarro - que também já foi ligado tipos de câncer. 

Recomendado para você

Comentários