02/06/2017 12:14:00 - Atualizado em 06/06/2017 14:22:00

Beber tequila pode ajudar a emagrecer e a fortalecer os ossos, diz estudo

Redação/RedeTV!

(Foto: Reprodução)

Um estudo revelou que um ingrediente utilizado na fabricação de tequila pode ajudar no emagrecimento, beneficiar os ossos e auxiliar no controle do nível de açúcar no sangue.

A informação foi divulgada pelo Centro de Pesquisas e Estudos Avançados (Cinvestav), do Instituto Politécnico Nacional, no México, que analisou os efeitos da agave-azul (planta usada na produção da bebida) no organismo.

Observando os efeitos em ratos, os cientistas concluíram que os derivados da planta podem ajudar na sensação de saciedade e, portanto, levar a comer menos e ajudar na perda de peso. 

O segundo benefício está a absorção de cálcio, magnésio e outros minerais benéficos aos ossos mesmo por pessoas diagnosticadas com osteoporose - uma doença que, segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF, na sigla em inglês), atinge mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo. 

O agave ainda age como uma fibra dietética e não aumenta o nível de açúcar no sangue - o que pode ajudar no controle da diabetes. "Acreditamos que os derivados de agave ainda têm um grande potencial como adoçantes", afirmou Mercedes G. López, que liderou a pesquisa, explicando que a substância tem baixo índice glicêmico e um sabor neutro. "E o mais importante: ela não é metabolizada pelos humanos, o que a torna uma alternativa para pessoas obesas e diabéticas".

No entanto, os pesquisadores ainda fazem uma ressalva: não adianta beber tequila em excesso, pois, principalmente para os diabéticos, os riscos de bebidas alcoólicas continuam os mesmos. "Em outras palavras, este estudo não quer encorajar que você beba garrafas e garrafas de tequila", alertou López. "Esperamos mais estudos sobre o assunto no futuro. "Enquanto isso, temos uma nova opção de baixo teor de carboidratos quando visitamos o bar".

Alerta de nutricionista

Em entrevista ao portal da RedeTV!, a doutora Angélica Grecco, nutricionista do Instituto EndoVitta, fez um alerta sobre os resultados da pesquisa. A especialista ressalta que as bebidas alcoólicas, além de terem alto valor calórico, geralmente estão associadas ao consumo de alimentos não considerados saudáveis. "É uma caloria vazia, ou seja, não possui fatores nutricionais para o organismo, não traz benefícios, além de sempre estar associada a outros alimentos calóricos, como frituras, oleaginosas e salgadinhos", explica ela. 

Aos diabéticos, ela faz um alerta: "O álcool causa um desequilíbrio no perfil glicêmico, alguns estudos apontam que o consumo moderado pode trazer benefícios, entretanto nem todos os diabéticos podem consumir bebidas alcoólicas, devido risco de hiperglicemia e descompensações metabólicas graves. Por isso, é preciso acompanhamento médico e nutricional para orientações individualizadas".

Já para pessoas com problemas de osteoporose, a nutricionista esclarece que bebidas alcoólicas podem prejudicar os ossos. "Atrapalham a absorção e metabolização de alguns nutrientes, provocando uma desmineralização óssea que pode promover enfraquecimento dos ossos e desenvolvimento de doenças", explica ela.

A nutricionista ainda recomenda opções de alimentos saudáveis para esses grupos. Confira: 

OBESIDADE e DIABETES: Cereais integrais, carnes brancas, carnes magras, peixes, frutas, verduras e legumes.

OSTEOPOROSE: Para manter uma quantidade adequada de cálcio no organismo é fundamental ter uma vida saudável com práticas de atividades físicas e uma dieta balanceada que inclua leite e seus derivados, e verduras escuras. 

Veja também: Estudo reforça importância do leite materno na 1ª hora de vida do bebê

Recomendado para você

Comentários