Vou te contar


VOLTAR

Receita de polenta assada com ragu de cogumelo: ideal para um jantar a dois

Publicada:12/08/2021

O chef convidado Stefano Bruzzone prepara uma refeição especial na cozinha do "Vou de Contar" desta quinta-feira (12). Aprenda a fazer uma polenta assada coberta com ragu de cogumelos. Receita prática e fácil de fazer. #VouteContar



- POLENTA ASSADA COM RAGU DE COGUMELO -


1 e ½ xícaras de fubá ou sêmola de milho 

1,5 litros de água 

1 e 1/2 colheres (sopa) de manteiga 

½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino 

½ colher (chá) de sal favoritar 


PREPARO: Numa panela grande coloque a água e leve ao fogo alto para ferver. Assim que ferver, adicione o sal e diminua o fogo para médio. Acrescente a sêmola de milho, em fio constante, mexendo com um batedor de arame para não empelotar. Mexa por cerca de 15 minutos até a polenta engrossar e soltar do fundo da panela. Atenção: é importante mexer durante o cozimento para que a polenta não empelote nem grude no fundo da panela. Desligue o fogo, adicione o queijo e a manteiga. Misture bem para a manteiga derreter e a polenta ficar cremosa. Reserve.


- RAGU DE COGUMELOS -


2 bandejinhas de cogumelos picados (400g)

2 dentes de alho amassado 

2 ramos de tomilho 

4 colheres de azeite 

2 colheres de extrato de tomate 

1/2 de xicara de vinho branco 

sal e pimenta a gosto 


PREPARO: Refogue o alho e o tomilho no azeite, junte o extrato e em seguida os cogumelos. Refogue até secar. Tempere com sal e pimenta, junte o vinho e deixe apurar um pouco. Já com a polenta dura, corte em porções coloque em uma assadeira untada com óleo e asse em forno alto pré-aquecido por 15 minutos ou até ficarem crocantes. Sirva com o ragu de cogumelos.

Comentários