TV FAMA

caça talentos

"Trabalho árduo", diz Jorge Garcia, empresário de futebol, sobre segredos para achar um craque

Redação/RedeTV!

“Trata-se de um processo de observação e análise que tem como principal objetivo recolher o máximo de informações sobre jogadores e equipes”

(Foto: Divulgação) 

Identificar um jovem que tem chances de se tornar um craque em campo é uma das maiores dificuldades para quem trabalha com o futebol. Prever que um garoto possa brilhar como um jogador profissional ao lado de talentos consagrados é também quase impossível. Mas, se existir um trabalho árduo, nada é difícil. Pelo menos é o que garante o empresário Jorge Garcia.

Considerado um dos maiores agentes do futebol na América do Sul, Garcia revela que um dos grandes segredos está no “scouting”. Para os que não são familiarizados com a expressão, o empresário explica. “Trata-se de um processo de observação e análise que tem como principal objetivo recolher o máximo de informações sobre jogadores e equipes”.

Ele explica que o processo é dividido em dois grandes domínios: o Domínio de Recrutamento, que a observação de jogadores para a equipe principal e prospecção de atletas para as equipes de formação; e o Domínio Rendimento, que assenta na observação e análise da própria equipe e do adversário. 

Garcia revela ainda que a análise de projeção a curto, médio e a longo prazo também são fundamentais. “Além do talento, vale observar a dedicação do atleta, a base familiar e a escolha dos pais ou responsáveis pelo empresário mais experiente”, diz. “Outra coisa importante: pensar que além das habilidades natas, existe também a atenção a posição de campo que esse futuro craque vai jogar, afim de possibilitar seu crescimento profissional”, concluiu o empresário.

Recomendado para você


Comentários