TV FAMA

Polêmica na internet

Dona da rede de lojas Magazine Luiza fala sobre o programa de trainee para negros: "O racismo prejudica todo mundo"

Ela também comentou sobre sua relação com as críticas

(Foto: Reprodução/Luciana By Night)

A empresária Luzia Helena Trajano, de 68 anos, dona da rede Magazine Luiza, em entrevista à Luciana Gimenez, falou sobre o seu programa de trainee exclusivo para negros que tem causado muita polêmica na internet. A seleção de vagas, inclusive, virou alvo de denúncias no Ministério Público do Trabalho, em São Paulo, por discriminação

"Passei quatro anos perguntando para diretora de Recursos Humanos: 'Quantas vagas tem para trainee?', e ela falava: 'quinze'. 'Então eu te dou mais três, mas para negros, por favor. Tiro da minha verba, esquece o orçamento, põe 18 e chegava no fim, não tinha [não tinha contratação de negros]”, explicou.

Luiza explicou que sua rede varejista fez uma pesquisa e descobriu que a empresa não possui nenhum negro ocupando cargo de diretoria. “A gente tem 250 trainees e 10 só eram negros e com muita dificuldade”, declarou.

A empresária disse ainda que, mesmo com a repercussão negativa sobre o processo de trainee, o Magazine Luiza não vai recuar. “A gente já está acostumando a quebrar paradigma, uma empresa que fala: 'Em briga de marido e mulher eu vou meter a colher. Por outro lado, eu acho, que as pessoas não entendem muito bem, profundamente, o racismo que a a gente carrega desde a escravidão. O racismo prejudica todo mundo”, finalizou.

Dona de uma autoestima elevada, a empresária Luiza Trajano disse ainda que não se incomoda quando recebe algum tipo de crítica, por exemplo, em relação à sua aparência física. “Eu me acho um espetáculo”, explicou.

A empresária disse ainda que nunca leva uma crítica para o lado pessoal. “Eu me treinei para escutar o que eu não quero ouvir. Porque você só escuta o que você quer ouvir, mas sua vida é um espiral, sua empresa é um espiral. Se você falar: 'Seu cabelo está feio', eu não vou falar: 'Ai, que chata que é esta Lu', não, vou dizer: 'O que eu posso fazer'. Eu não levo para o lado pessoa se ela está falando é porque eu tenho que melhorar”, disse.

Durante o bate-papo, Luiza falou também um pouco sobre suas frases inspiradoras. A dona da rede Magazine Luiza, que trabalha desde os 12 anos de idade, diz que sua vida sua base foi construída a partir de duas mulheres fortes e empreendedoras: sua mãe e sua tia.

À Luciana, Luíza afirma ser uma pessoa compreensiva, principalmente para entender um ponto de vista oposto ao seu. “Eu tenho uma democracia dentro de mim. Eu respeito muito as pessoas que não tem o meu ponto de vista. Eu só não acho que as pessoas devem ser tão radicais a ponto de nem ouvir o outro, isso eu acho, ainda, que é uma falta de maturidade”, explicou.

Em tom de brincadeira, a empresária disse que dificilmente algo a deixa irritada. Ela define este equilíbrio a uma frase que leva para a vida toda: “Quem te irrita de domina, então dificilmente alguma coisa me irrita porque eu não deixo me dominar. Outra frase que mudou a minha vida: 'Você quer ser feliz ou ter razão?'”, finalizou.

Veja também!

>>> "Tive mais medo da covid do que do câncer", diz ex-BBB Maria Melilo

>>> De biquíni, Aline Riscado ostenta curvas e mostra habilidade no futmesa: "Um vício"

>>> De biquíni, Kylie Jenner ostenta corpão e exibe seios turbinados em fotos sensuais

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

What do you want to do ?
New mail
What do you want to do ?
New mail
What do you want to do ?
New mail
What do you want to do ?
New mail
What do you want to do ?
New mail
What do you want to do ?
New mail

Recomendado para você


Comentários