TV FAMA

afastada dos palcos

Doença de Simaria pode demorar até dois anos para se manifestar, explica médica

Redação RedeTV!

(Foto: Reprodução/Instagram)

A cantora Simaria terá que ficar 30 dias afastada dos palcos para o tratamento contra uma tuberculose ganglionar, mas este período determinado para a artista é referente apenas ao início de seu tratamento contra a doença, segundo a médica infectologista Raquel Muarrek. De acordo com a especialista, o tratamento completo para este tipo de doença adquirida por Simaria dura, geralmente, nove meses e os sintomas da doença podem demorar até dois anos para se manifestar desde o contágio. 

Para a especialista entrevistada pelo portal da RedeTV!, o período indicado para Simaria ficar longe do trabalho servirá para fazer a adaptação aos medicamentos do tratamento completo, por conta das possíveis alterações que podem causar no fígado. “O tratamento é difícil, cansa. Se tiver efeito colateral, então, é mais cansativo ainda. É preciso controlar e pode ter intolerância medicamentosa”, explicou a médica. “Se passar ileso nos primeiros 15 ou 20 dias, não vai mais ter reação”, acrescenta. 

Simaria foi internada com queixas de problemas gastrointestinais. Os sintomas, segundo Raquel, são comuns para a tuberculose ganglionar, que também acaba causando anemia, outra alteração identificada nos exames da cantora. “O paciente sente a perda de peso, anorexia, fraqueza, cansaço, febre, sudorese noturna”, explica a médica. 

Este tipo de tuberculose é chamada pelos médicos de extrapulmonar, por atingir outras regiões do corpo e não o pulmão, como os casos mais falados da doença. Ela é comum e não é contagiosa, como é a pulmonar. Raquel explica que a doença é adquirida quando a pessoa inspira o bacilo de Koch, geralmente presente em ambientes fechados, e forma um complexo de defesa dentro do organismo. 

A tuberculose ganglionar é causada por uma micobactéria de crescimento lento, como explica a médica. Esta característica representa que os sintomas podem aparecer até dois anos depois de ter contraído através do ar. “Geralmente é acima de um ano para manifestar”, afirma Raquel. 

Simaria estava internada no hospital Sírio-Libanês e recebeu alta nesta terça-feira (17) para seguir o tratamento em casa. Sua irmã, a cantora Simone, fez show em Itapetininga (SP) sozinha e deve seguir a agenda de shows sem a parceira até a liberação médica. 

Veja a nota emitida pelo hospital:

A paciente Simaria Mendes Rocha deu entrada no Hospital Sírio-Libanês no dia 12/04 com queixa clínica de emagrecimento e alterações gastrointestinais. 

Realizados exames laboratoriais que mostraram anemia e durante investigação específica ficou evidenciado aumento do gânglio supraclavicular à direita. Feita avaliação histopatológica que diagnosticou reativação de tuberculose ganglionar. 

A paciente recebeu alta hospitalar hoje, dia 17/04, e continuará tratamento em sua residência, sendo acompanhada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pelo Prof. Dr. David Uip e deverá permanecer afastada do trabalho pelo período de 30 dias

Recomendado para você


Comentários