perigoso e não recomendado

Cuidado, Mayra Cardi! Segurar bebê do jeito errado pode causar doença, diz médica

Redação RedeTV!

Além de causar polêmica, a posição como Mayra Cardi segurou sua bebê, em vídeos publicados no Insta Stories nesta quinta-feira (29), pode também ocasionar doenças. É isso o que afirma a pediatra Bruna Briones em entrevista ao portal da RedeTV!.

"A prática não é recomendável, pois pode trazer doenças musculares e respiratórias em crianças tão novinhas como Sophia, [que tem pouco mais de um mês de vida] porque o bebê não consegue respirar muito bem", enfatiza a especialista. "A traqueia fica bem torta, a laringe, e toda a parte respiratória são afetadas".

Nos vídeos (veja acima), Mayra aparece com Sophia, com a cabeça caída para trás, sem nenhum apoio. A coach afirma que esta é a posição preferida da filha, mas os internautas criticaram dizendo que ela precisaria "aprender a segurar uma criança".

No entanto, a doutora adverte que, no geral, bebês ficam incomodados nessa pose e, de certa forma, não "percebem": "Às vezes, eles ficam tortinhos e não sentem dor, até porque uma criança nessa idade não consegue localizar onde dói. Não é comum crianças tão novas gostarem de ficar nessa posição pois sentem desconforto".

Além dos problemas musculares e respiratórios, esse jeito de segurar um bebê tão novo também pode prejudicar outras partes do corpo da criança, conforme esclarece o ortopedista Marcio Alher Fonseca, da clínica Megamed.

"Essa posição é bastante perigosa porque pode afetar a coluna cervical e a médula devido à falta de apoio. Se você coloca uma criança dessa idade sentada, ela não se mantém, pois ainda não tem tônus muscular", diz o especialista. 

A pediatra ainda acrescenta que não tem como a menina conseguir voltar a cabeça sozinha. "Não vai ter musculatura para isso. É preciso alguém pegar a cabecinha e voltar ao lugar certo".

Fica a dica, Mayra!

Recomendado para você


Comentários