TV FAMA

"RACISTA, MACHISTA, MISÓGINO"

Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank iniciam campanha para boicote de youtuber Júlio Cocielo

Redação RedeTV!


(Foto: Reprodução/Instagram)

Os atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank começaram uma campanha virtual em seus respectivos Instagram pedindo a todos que boicotem o youtuber Júlio Cocielo. Na noite desta segunda-feira (2), o casal fez uma série de post criticando veemente o digital influencer após divulgação de comentários preconceituosos em sua rede social.

"Você tem noção do que são 11 milhões e 200 mil pessoas? Eu ajudo. É a população inteira da Bélgica. É um milhão a mais do que a população de Portugal. São 143 Maracanãs lotados. São todas as pessoas que ainda estão apoiando diretamente um influencer assumidamente racista. Temos que cobrar posicionamento das marcas que o patrocinam, é claro. Mas são os outros famosos que ainda o seguem e, principalmente, as pessoas comuns, anônimas, que verdadeiramente me preocupam. Apoiar uma pessoa racista é ser conivente, sim", escreveu o ator em texto na publicação.

#Repost @belareis ・・・ Você tem noção do que são 11 milhões e 200 mil pessoas? Eu ajudo. É a população inteira da Bélgica. É um milhão a mais do que a população de Portugal. São 143 Maracanãs lotados. São todas as pessoas que AINDA estão apoiando diretamente um influencer assumidamente racista. Temos que cobrar posicionamento das marcas que o patrocinam, é claro. Mas são os outros famosos que ainda o seguem e, principalmente, as pessoas comuns, anônimas, que verdadeiramente me preocupam. Apoiar uma pessoa racista é ser CONIVENTE, sim. Preconceito não se combate sozinho. VAMOS PRECISAR DE TODO MUNDO. A mensagem precisa ser clara e direta. Num mundo digital em que seguidor significa dinheiro e carreira, a gente precisa entender a importância do BOICOTE. Principal instrumento de revolução de Martin Luther King Jr, nos anos 60, nos Estados Unidos da segregação racial, durante o Movimento dos Direitos Civis. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ As marcas só chegam até essas pessoas porque elas têm audiência, visibilidade, constroem um público que interessa para as empresas atingir. A RESPONSABILIDADE é de todos. Precisamos, é claro, cobrar as marcas mas também precisamos chamar atenção dos outros famosos que seguem/dão like/fazem parceria com essas pessoas racistas, machistas, LGBTfóbicas e gordofóbicas. É obrigação de todos nós CONSTRANGER e vigiar nosso círculo social. Educação antirracista não é somente pra criança, racismo não tem idade. A hora de aprender e ensinar é AGORA. ⠀⠀⠀⠀⠀ Vão lá no perfil (que eu me recuso a marcar aqui), vejam quem dos seus amigos e influenciadores favoritos seguem a pessoa e puxem a orelha de todo mundo. Na internet, seguidor é visibilidade e dinheiro. Não basta só cobrarmos as marcas, até porque daqui a pouco aparecem outras empresas com memória curta. A forma de colocar no ostracismo e minar a popularidade é fazendo quem que essas pessoas percam seu público, a grande propulsora do trabalho delas. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Não é um caso isolado. Não foi o primeiro, não será o último. A gente precisa atuar com quem realmente movimenta essa máquina: a audiência. RACISMO É UM PROBLEMA DE TODOS NÓS.

Uma publicação compartilhada por Bruno Gagliasso (@brunogagliasso) em

Bruno também pediu em seu post que celebridades, marcas e pessoas comuns parassem de apoiar e seguir o yotuber, afirmando que para a má conduta do ator é necessário uma mensagem clara e direta. "As marcas só chegam até essas pessoas porque elas têm audiência, visibilidade, constroem um público que interessa para as empresas atingir. A responsabilidade é de todos. Precisamos, é claro, cobrar as marcas mas também precisamos chamar atenção dos outros famosos que seguem/dão like/fazem parceria com essas pessoas racistas, machistas, LGBTfóbicas e gordofóbicas. É obrigação de todos nós constranger e vigiar nosso círculo social", comentou o artista, que se recusou a marcar o perfil de Cocielo na publicação. Ao término da postagem, o ator reforçou que "Educação antirracista não é somente pra criança, racismo não tem idade. Racismo é um problema de todos nós", concluiu ele.

A esposa do ator, Giovanna Ewbank, não poupou palavras também. Diferente de seu esposo, a atriz mencionou o youtuber em seu post e alertou para o fato de Cocielo achar que o que ele havia dito seria uma piada. "Odeio ter que postar coisas tão repugnantes e tristes como essa... Mas é necessário!!! Ainda fico chocada como podem existir pensamentos como desse tipo de pessoa... Isso não é uma brincadeira e nunca foi!!! Isso é racismo!", escreveu ela.

Segunda do dia!!! Odeio ter que postar coisas tão repugnantes e tristes como essa...mas é necessário!!! Ainda fico chocada como podem existir pensamentos como desse tipo de pessoa...isso NÃO EH UMA BRINCADEIRA E NUNCA FOI!!! Isso é RACISMO! 🚫 #Repost @sfelippo ・・・ Vamos lá... próximo do dia: Nessa era de youtubers eu já disse aqui o pânico que tenho da influência que nossas crianças e adolescentes sofrem. Esse @cocielo eu nunca segui, talvez por isso nunca chegou a mim os milhares de tweets racistas, machistas, misógenos que ele escreveu. Alimentando o ódio contra as minorias, alimenta preconceito, faz piadas com crianças negras e ainda é “influenciador digital”. Medo, muito medo do nosso caminho pensando nesses “influencers” que sequer conseguem enxergar a sociedade que vivem. O que eu desejo @cocielo é que você, assim como essa era de influenciadores digitais tão queridos, reflitam e exerçam esse dom num lugar de sabedoria e bem ao próximo. Pelo futuro de uma geração. Por uma sociedade mais igualitária, menos homofóbica, racista, machista, intolerante. Nos ajude, vc pode!! Eu tenho esperança. Mas é preciso falar!!! A luta é diária para que isso acabe! ✊🏾 Não é piada!!!!!! Nem “antigamente” era piada!!! Nunca foi e nunca será piada!!

Uma publicação compartilhada por Giovanna Ewbank (@gio_ewbank) em

Caso Cocielo: "Mbappé conseguiria fazer uns arrastão top"

A polêmica teve início quando Júlio Cocielo, de 25 anos, um dos youtuber mais famosos do País, fez um tweet considerado racista sobre o jogador francês Kylian Mbappé durante a partida entre França e Argentina, pela Copa do Mundo, no último sábado (30). No tweet, ele diz: “Mbappé conseguiria fazer uns arrastão top na praia hein”.

Post de Júlio Cocielo (Foto: Reprodução/Twitter)

(Foto: Reprodução/Twitter)

A repercussão negativa foi imediata! Cocielo, ao ver a situação, apagou a publicação e pediu desculpas. Logo após, ele fez outro tweet dizendo que apagou a postagem porque "meu negócio não é ofender. Não citei nada além da velocidade dele devido ao lance do jogo, não quero treta, só deixei pra lá porque não era esse o sentido e não quero levar isso além", disse o rapaz. "Não quero que confundam as coisas."

Só que, a partir daí, a situação já havia tomado proporções grandes. O post viralizou na internet e a repercussão negativa, que estava grande, ficou muito maior. Internautas começaram a vasculhar o Twiter do jovem digital influencer e achou diversas outras postagens com cunho racista, machista e misógino.

Post de Júlio Cocielo (Foto: Reprodução/Twitter)
(Foto: Reprodução/Twitter)

O Youtuber então, em nova e última postagem em seu twitter até agora, publicou novo pedido de desculpas. De alguma forma, a rede social do rapaz está bloqueada e não é possível ver mais tweets antigos dele.

Marcas e patrocinadores do youtuber também se manifestaram sobre o caso. A rede fast-food Bob's e o site de compras online Submarino repudiaram a atitude de Cocielo via Twitter

Recomendado para você


Comentários