TV FAMA

causas naturais

Belchior morreu por rompimento da aorta, diz autópsia

Redação RedeTV! com Agência Brasil

(Foto: Reprodução)

Belchior morreu após sofrer rompimento da aorta e ter grande perda de sangue, segundo o resultado de uma autópsia realizada no fim da tarde deste domingo (30). Segundo a delegada Raquel Schneider, o cantor faleceu de causas naturais enquanto dormia ao som de música clássica.

De acordo com a delegada, exames médicos iniciais revelam que a possível causa da morte de Belchior teria sido uma dissecção na aorta, quando há uma divisão na parede da artéria (composta por três camadas), levando o sangue a seguir um falso trajeto entre as camadas. Ela ainda destacou que somente o laudo médico do Instituto Médico Legal (IML) poderá confirmar a hipótese.

O corpo do cantor e compositor cearense foi encontrado pela companheira dele, Edna Prometeu, na manhã de hoje (30) na sala de estar da casa onde eles moravam, em Santa Cruz do Sul (RS).

Em depoimento à polícia, a mulher relatou que, na noite de sábado (29), Belchior reclamou de frio e dor nas costas. Ela deu a ele um cobertor e, mais tarde, chamou-o para ir para cama, mas ele preferiu ficar no sofá ouvindo música clássica. Ao acordar, por volta das 7h, ela encontrou o corpo dele.

Velório

A delegada informou ainda que o corpo de Belchior foi transferido para Cachoeira do Sul (a cerca de 200 km de Porto Alegre), de onde seguiria para a cidade de Venâncio Aires. Só então seria encaminhado para Porto Alegre, de onde partiria para Fortaleza.

A previsão é que o corpo chegue no aeroporto Pinto Martins, na capital cearense, no início da manhã desta segunda-feira (1º). De lá, segue para a cidade natal do artista, onde será velado por cerca de duas horas no Teatro São João.

Depois disso, haverá uma outra cerimônia, que deverá ocorrer na terça-feira (2), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema, em Fortaleza, onde o artista deverá ser enterrado.

Em nota, o governador cearense, Camilo Santana, lamentou a morte do artista e decretou luto oficial de três dias no estado: "Recebi com profundo pesar a notícia da morte do cantor e compositor cearense Belchior. O povo cearense enaltece sua história, agradece imensamente por tudo que fez e pelo legado que deixa para a arte do nosso Ceará e do Brasil".

Obra 

(Foto: Reprodução)

Nascido em 26 de outubro de 1946 e natural de Sobral, no Norte do Ceará, Belchior é autor de sucessos como "A Palo Seco", "Medo de Avião", "Apenas um Rapaz Latino-Americano" e "Como Nossos Pais". 

Suas composições marcaram décadas nas vozes de grandes artistas brasileiros e deixam um legado artístico e cultural para o Brasil e para mundo.

Ouça o álbum "Alucinação":

Recomendado para você


Comentários