TV FAMA

Fotográfo

Aprenda com o fotógrafo internacional das celebridades, Mayron Brum, o que é mito e verdade nessa profissão

Redação/RedeTV!

No Dia da Mentira, 6 dicas sobre a arte de fotografar 

(Foto: Divulgação)

Em tempos em que registrar o dia a dia é quase que automático, visando publicações nas redes sociais, seja para anônimos ou blogueiros, Mayron Brum, influenciador digital e fotógrafo de moda internacional, conhecido por clicar celebridades, como a atriz Thalita Zampirolli, ajuda a desvendar mitos e verdades dessa profissão cada vez mais valorizada e atraente: a Fotografia. Confira a seguir:

• Fotógrafo profissional sabe tudo. 

• Mito: “Não, não sabe. A gente sempre tem alguma coisa para aprender. Cada fotógrafo tem sua visão e quando você quer expandir e se aperfeiçoar, você precisa aprender mais e ter criatividade. Ninguém nasce sabendo! A mesma coisa é a fotografia, a cada dia podemos aprender mais técnicas e compartilhar também com nossos amigos fotógrafos.

Aprender a editar, regular a iluminação, até mesmo a  dirigir a modelo ou objeto faz total diferença na fotografia, então quanto mais aprender mais fácil vai ser pra direcionar isso tudo”.

• Só é possível fazer boas fotos com equipamentos de alto nível. 

 - Mito: “Cada fotógrafo tem seu olhar; um jeito de fotografar e editar e muitos fazem ótimos trabalhos com equipamentos simples e baratos. O importante é estudar, aperfeiçoar a sua técnica e olhar. Assim você terá resultados incríveis mesmo que não possua o melhor equipamento disponível do mercado”, orienta.

• Grandes fotógrafos nunca usam o flash. 

- Verdade: “Embora isso seja verdade, o flash resulta em alguns efeitos horríveis e a grande maioria não consegue salvar muitas fotos com ele. A luz estoura ou fica branca demais e assim acaba se perdendo muitas fotos por causa do flash”. 

• Nunca se deve fotografar em ambientes mal iluminados. 

- Verdade: “Fotografia precisa de luz. Muitas pessoas e fotógrafos têm medo de fotografar em lugares e cenários escuros, por não conseguir uma qualidade boa. Enquanto houver fontes de luz, porém, sempre será possível encontrar oportunidades de capturar grandes imagens. Ser capaz de aproveitar ao máximo a luz disponível é uma habilidade importante para um fotógrafo e permitirá ótimos cliques em diversos contextos”.

• Toda foto precisa de tratamento. 

• Verdade: “O tratamento é fundamental para qualquer fotografia. Nesse processo semelhante à antiga revelação nas câmeras analógicas, são realizados ajustes de exposição (luz) e de cores (temperatura e tons de pele essencialmente). A edição é um processo mais complexo, pode ir desde uma remoção de elementos que atrapalham a composição até mudanças mais drásticas para fins artísticos ou de melhoramento no elemento fotografado”.

• Fotógrafo profissional só usa o modo manual da câmera. 

• Mito “Muitos fotógrafos usam diversas funções na câmera, e cada um sabe trabalhar bem nelas. Como o tempo é ouro, não custa nada usar os recursos que a câmera tem a oferecer. Cada função dela lhe dá um tipo de resultado e vai do fotógrafo trabalhar isso na sua visão fotográfica. Eu, particularmente, amo usar o modo manual da câmera em que é possível ajustar todos os detalhes que eu preciso ali na hora da foto”.

Recomendado para você


Comentários