TV FAMA

Pets

Adestrador de cães das celebridades, Luís Zuccolo explica como educar o seu pet

Redação/RedeTV!

Especialista conta o que influi no aprendizado dos animais de estimação

(Foto: Divulgação)

Um lar em que o cachorro sabe onde deve fazer as necessidades, entende que há horas para brincar e para ficar quieto, não avance nas visitas e não morda móveis e pertences familiares é muito mais confortável e aconchegante para todos. 

Contudo, nem sempre essa costuma ser a realidade das famílias com pets.

Acontece que adestrar um cachorro por conta própria pode não ser uma tarefa muito simples.

De acordo com Luís Zuccolo, adestrador e zootecnista, é preciso ter paciência e entender que nem sempre o animal de estimação está com disposição para aprender. Além disso, o especialista indica que cada cachorro possui uma personalidade própria, de modo que o comportamento dentro de casa pode variar.

“Fatores como raça, idade, temperamento e criação também devem ser levados em conta na hora de adestrar o pet”, afirma Zuccolo.

Famoso por ter educado cachorros de diversas celebridades, como os pets do ex-jogador de futebol Kaká, do humorista Whindersson Nunes, do MC Guimê, da influencer Kéfera Buchmann, da cantora Tays Reis, entre outros, Zuccolo salienta que o ideal é que os cães comecem a ser educados ainda filhotes, mas mesmos os mais velhos podem aprender bons comportamentos.

Segundo o especialista, os cachorros costumam responder bem a incentivos.

“Para adestrar o cachorro, é preciso fazer muitas repetições. Recompensas funcionam como sinalização de aprovação. Então, oferecer um petisco ou fazer carinho pode fazê-lo entender que ele deve se comportar daquela maneira”, explica.

Além disso, Zuccolo destaca que o pet não se sente disposto a aprender a qualquer momento, de modo que talvez seja necessário deixar para outra hora.

Ademais, o zootecnista aponta que o comando “fica”, ensinado por muitos donos que sequer fizeram curso de adestramento, pode servir de exemplo para outras situações, uma vez que o animal de estimação aprendeu o significado da ordem após diversas repetições.

De todo modo, Zuccolo ressalta que há casos em que os donos devem procurar a ajuda de um adestrador profissional.

“Quando há traços de agressividade ou indisciplina, é hora de um adestrador entrar em cena”, pontua o especialista. “Por exemplo, o spitz alemão do Kaká não estava convivendo bem com a filha mais nova dele. O cachorro rosnava e parecia que iria avançar. Fiz um trabalho e, hoje, convivem harmoniosamente”, conta o zootecnista.

Recomendado para você


Comentários