TV FAMA

caso de Aline Gotschalg

Problema de ex-BBB com silicone após gravidez é comum, dizem especialistas

Jeniffer Cardoso, Gustavo Gobbi/Redação RedeTV!

Aline Gotschalg antes e depois da redução das próteses de silicone
(Foto: reprodução/Instagram)

A ex-BBB Aline Gotschalg, que deu à luz em abril do ano passado, contou nesta semana que optou recentemente pela redução da prótese de silicone nos seios. A mãe de Lucca explicou em postagem no Instagram que produziu muito leite e, por isso, suas mamas aumentaram bastante após a gravidez.

Segundo o Dr. Marcelo Olivan, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é comum o crescimento exagerado dos seios no período de amamentação. "A hipertrofia da glândula mamária é uma resposta normal da gestação e prepara a mulher para a amamentação. É possível que este aumento normal de volume cause desconforto em algumas pacientes com próteses de silicone, em especial se ela tiver implantes grandes e muito tecido mamário. Sutiãs reforçados, tops, analgésicos e compressas geladas podem ajudar nessa fase. Em casos onde o desconforto é maior, pode-se retirar os implantes durante a gestação e a paciente optar por novos implantes depois da amamentação, adequando melhor o modelo da prótese ao novo formato das mamas, que podem se alterar com o aleitamento materno", explicou.

O ortopedista Dr. Bruno César Aprile explica que um problema hormonal durante a gravidez pode acarretar o crescimento exagerado das mamas. "Os casos extremos dessa hipertrofia são conhecidos como Gigantomastia, quando as mamas aumentam muito de tamanho por uma disfunção ocorrida entre a secreção de hormônios da gravidez e/ou pela resposta das glândulas mamárias a esses hormônios”, acrescentou.

(Foto: reprodução/Instagram)

Ao falar sobre a necessidade de redução das próteses, Aline Gotschalg argumentou que passou a sentir fortes dores nas costas causadas pelo peso dos seios maiores. De acordo com o ortopedista, trata-se de uma queixa muito comum. "As mulheres podem sofrer com esse peso adicional em algumas situações específicas sendo as mais comuns o ganho excessivo de peso, e hipertrofia das glândulas mamárias, devido ao preparo para a produção de leite, durante a gestação", destacou.

Para o cirurgião plástico Dr. Marcelo Olivan, a cirurgia redutora é recomendada a mulheres nessa situação. "Quando as dores, as marcas e a queda passam a incomodar demais a paciente, recomendamos a cirurgia de mamoplastia redutora. Sempre tivemos e sempre teremos mulheres com mamas grandes e incomodadas porque isso é uma questão de genética com hábito de vida (ganho). Portanto, é um procedimento já realizado há muito tempo pelos cirurgiões plásticos e que deve permanecer", avaliou.

O especialista alerta ainda para os cuidados ao escolher o tamanho da prótese a ser implantada. "Aconselho sempre que o tamanho da mama seja proporcional ao corpo da paciente, em especial sua caixa torácica, casando essa proporcionalidade com o seu desejo por mamas maiores ou mais naturais. Tamanhos intermediários ou até pequenos de próteses de silicone podem proporcionar maior conforto físico", orientou.

O ortopedista Dr. Bruno César Aprile observa outro ponto importante: nem toda dor nas costas tem relação com o peso dos seios. "Cabe ainda lembrar que não é só porque uma pessoa tem mamas grandes ou teve dores nas costas após a gestação, que essa dor tem origem no peso das mama. O ideal é que esses pacientes sejam avaliados por especialistas para afastar possíveis problemas na coluna antes de pensar em alguma intervenção no campo da cirurgia plástica", concluiu.

Veja mais: Fernando Medeiros e Aline Gotschalg compartilham vídeo do parto do filho. Assista!

Fernando Medeiros e Aline Gotschalg compartilham vídeo do parto do filho

Recomendado para você


Comentários