TV FAMA

Saúde

Facetas de porcelana: febre entre as celebridades não substituem aparelho ortodôntico, alerta Dr. Antonioli

Redação/RedeTV!

Técnica eficaz e rápida de atingir um sorriso harmônico, as lentes de contato tem limitações quando o assunto é alinhamento dos dentes

(Foto: Reprodução/Instagram)

Sorriso harmonioso, alinhado e mais branco de forma rápida. É com objetivos estéticos como esses que pacientes têm recorrido às lentes de contato dentárias, um dos procedimentos mais procurados nos consultórios odontológicos nos últimos anos. Prova disso é que está se tornando cada vez mais difícil encontrar celebridades que não tenham se rendido ao tratamento — nomes como Deborah Secco, Carlinhos Maia, Gusttavo Lima, Neymar e Grazi Massafera se destacam nesse grupo. 

Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), entre 2015 e 2019 os gastos com procedimentos odontológicos estéticos triplicaram, bem como o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial da realização de mudanças odontológicas. Apesar da rapidez com que o procedimento pode transformar um sorriso, é preciso ter cuidado com as contraindicações das lentes de contato dentárias, em especial porque elas não substituem tratamentos como o aparelho ortodôntico e o clareamento dental.

 “As redes sociais trouxeram mais conhecimento para a população sobre os procedimentos estéticos que a odontologia pode proporcionar, daí o aumento na busca pela colocação das facetas, entretanto, é necessário ter cuidado com relação aos mitos que surgem com essa divulgação”, alerta o odontologista Dr. Paulo Antonioli.

Tanto os aparelhos ortodônticos quanto as facetas têm uma finalidade estética, mas um não substitui o outro. “Quando o paciente não tem um alinhamento suficiente na arcada dentária, a lente de contato pode não ficar bonita. Isso porque essa falha irá acarretar em  um resultado que vai deixar o dente mais volumoso, além de pedir um desgaste excessivo dos dentes naturais”, alerta o odontologista.

De acordo com o profissional, cada caso precisa ser avaliado individualmente, para garantir que o procedimento não ocasione intercorrências. “Há casos em que a recomendação é um tratamento que combine aparelho ortodôntico e facetas. Assim como existem casos em que o aparelho não é recomendado por razão de doença ou impossibilidade mecânica. Em ambos você precisa de uma indicação, vale destacar que as falhas vão acontecer quando a avaliação para as facetas não for bem feita”. 

As lentes de contato dentárias são indicadas apenas para leves correções de alinhamento ou alteração de formato e tamanho dos dentes. “Muitos pacientes sentam na minha cadeira querendo colocar facetas para que o dente fique mais claro, o que não é uma indicação correta. Caso o paciente busque uma alteração de cor, as lentes também não são recomendadas, sendo o clareamento dental o mais indicado”, recomenda. 

Recomendado para você


Comentários