TRACE TRENDS


Trace Trends

VOLTAR

Criador do jornal 'Voz das Comunidades' é o entrevistado do Trace Trends

Rene Silva é o entrevistado do Trace Trends desta terça-feira (25). Nascido em Morro do Adeus, do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, Rene Silva fundou aos 11 anos o jornal 'Voz das Comunidades' e hoje, aos 26, é reconhecido internacionalmente como um dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo Mipad (Most Influential People of African Descent) em Nova York.


Na conversa com os apresentadores AD Junior e Alberto Pereira Jr, ele fala sobre a magnitude do projeto. "Acredito que a comunicação comunitária, de fato, é um meio muito importante de transformação social. Faz um papel que deveria ter sido da grande mídia, e aí vemos o que é e o que não é prioridade a partir disso", afirma ele, ressaltando ainda que o jornal comunitário traz um novo olhar, o da própria favela e que é uma forma de mostrar o que de bom está acontecendo.


Rene Silva também é empreendedor cultural e promove diversos eventos dentro das comunidades, garantindo acesso da população às artes. "Fazemos o cinema [ao ar livre]. É um olhar encantador. Não só das crianças, mas dos pais que também estão indo pela primeira vez. Não é algo barato, ainda mais quando se tem uma família muito grande", relata.


Neste período de pandemia do Covid-19, o jornalista lançou um aplicativo homônimo ao jornal com informações e dados sobre a doença dentro das favelas. "O povo preto está morrendo e não estamos sabendo. É um app para falar dessa realidade, que é pouco mostrada e falada".

Publicada: 26/08/2020

Comentários