Quinta, às 22h30
Sensacional

"O contrário da vida não é a morte, é a repetição", reflete maestro João Carlos Martins sobre a capacidade de se reinventar


Publicada:19/12/2019 16:07:00
Assessoria de imprensa/RedeTV!

Entrevista irá ao ar no Sensacional desta quinta-feira (19), às 22h45

(Foto: Divulgação/RedeTV!)

No programa Sensacional de hoje (19), Daniela Albuquerque entrevista o pianista e maestro João Carlos Martins. O entrevistado conta que o gosto pelo piano sempre esteve presente na família. Seu pai era fascinado pelo instrumento e, na juventude, quando decidiu aprender a tocá-lo,  sofreu um acidente que o impediu de avançar com o que tanto desejava. “Três dias antes da primeira aula, ao colocar a mão na prensa, na gráfica em que trabalhava, a prensa decepou parte da mão. O sonho dele morreu ali”, explica. “Quarenta anos depois, em 1948, eu com 8 anos de idade iniciei meus estudos de piano”, compartilha.

Apesar da dedicação aos estudos, a vida de João Carlos Martins foi marcada por percalços. Aos 27, lesionou um nervo do braço direito durante uma partida de futebol, dificultando seus movimentos. Pensando que não conseguiria tocar mais, ele relata que tentou tirar a própria vida, mas desistiu após ter recebido uma ligação de seu professor de piano, contando que existia um repertório fantástico para ser tocado com a mão esquerda. “Eu vou é para a luta!”, diz ele, sobre o que refletiu naquele momento. “E nunca mais uma ideia como essa passou pela minha cabeça”, conclui. 

Anos depois a mão esquerda foi comprometida depois de um assalto na Bulgária, que o deixou com uma sequela cerebral. “O contrário da vida não é a morte, é a repetição. É você não se reinventar, é você não procurar uma trajetória da esperança na sua vida. É isso que eu procuro fazer!”, reflete o maestro, ponderando sobre a capacidade humana de se adaptar aos diferentes momentos da vida. 

A entrevista completa irá ao ar no Sensacional desta quinta-feira (19), às 22h45, na RedeTV!

Notícias Relacionadas

Comentários