Quinta, às 22h30
Em entrevista ao Sensacional

Marta Suplicy revela ter cogitado eleição à Presidência: "Já passou pela minha cabeça, quando eu ainda não tinha noção das coisas"


Publicada:17/05/2019 04:03:00
Redação/RedeTV!

Ex-senadora e ex-prefeita de SP também falou sobre carreira política, família e planos futuros


Marta Suplicy falou que pensou em se candidatar à Presidência - (Foto: Divulgação/RedeTV!)

A ex-senadora e ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy foi a entrevistada de Daniela Albuquerque no 'Sensacional' dessa quinta-feira (16), na RedeTV!. No programa, ela afirmou que já pensou em se candidatar à Presidência da República. "Já passou pela minha cabeça, quando eu ainda não tinha noção das coisas”, declarou.

Após ter sido prefeita da cidade de São Paulo entre 2001 e 2004, Marta era uma das favoritas a suceder o então presidente Lula durante seu segundo mandato, entre os anos de 2007 e 2010. Ao ser reeleito, Lula chegou a afirma que gostaria de "fazer uma mulher como sua sucessora", pois considerava ser um marco para a política. Internamente, a disputa ficou entre ela, Marina Silva e Dilma Rousseff. Ao perder espaço na disputa dentro do partido, Suplicy viu Dilma ser eleita a primeira mulher presidente do Brasil.

Atuante na política por mais de 30 anos, Marta comentou o fim de suas atividades no cenário político, anunciado em 2018. "A vida é um ciclo e estou encerrando um, o da vida pública, isso de ter uma agenda marcada do momento em que acorda até a hora de ir dormir. Tive, por muitos anos, essa vida enlouquecida. Hoje faço o que quero", diz.  

Psicóloga e Sexóloga, Marta falou sobre a transição da televisão - onde apresentou, na década de 1980, um quadro sobre comportamento sexual e intimidade feminina no programa TV Mulher, apresentado por Marília Gabriela e Ney Gonçalves Dias, na Globo, na década de 1980 - para a política.  Na época, ela era casada com o também ex-senador Eduardo Suplicy. "Nunca pensei em ser política. Político, em casa, era o Eduardo. Como eu era da TV, o PT, que já era o partido do Suplicy, queria que eu me candidatasse. Quem está na televisão tem muita chance. Eu falava: 'Não, faço outras coisas'. Até que comecei a perceber que o que eu fazia no programa tinha um limite", relata. 

Em um momento mais íntimo do bate-papo, Marta comentou sua relação com a maternidade e contou que seus filhos, Supla, André e João, frutos de seu relacionamento de 36 anos com Eduardo Suplicy, jamais pensaram em ingressar na política. “Eles têm horror. Como o PT era um partido iniciante, as campanhas eram feitas em casa, então acho que eles foram um pouco prejudicados nesse sentido. Teve um dia em que o Eduardinho, o Supla, falou que não aguentava mais a situação, no dia seguinte, acordou e fez as malas para ir para casa dos meus pais. Demorou uns 15 anos para voltar”, relembra a ex-senadora, afirmando que àquela época via seu filho como "um menino decidido”. 

Aos 74 anos, Marta Suplicy é reconhecida por ser defensora dos direitos das mulheres e diz ser feminista. A ex-senadora também fez um balanço entre gerações, recordamdo o modo como sua mãe enxergava o papel feminino na sociedade e no casamento. “Eu digo para as minhas netas que o mais importante para a mulher é ter autonomia financeira", explica. 

"Teve um dia em que ficou claro para mim, que eu não queria ser igual a minha mãe. Eu a vi pedindo dinheiro ao meu pai para comprar um sapato branco e ele respondeu que ela já tinha. Olhei aquilo e falei: ‘Eu, na vida, pedir dinheiro a alguém para comprar um sapato? Nunca”, afirma Suplicy.

Você já assinou o nosso canal no YouTube? Clique e inscreva-se agora!

Confira a entrevista com Marta Suplicy na íntegra:

Notícias Relacionadas

Comentários