28/01/2022 15:48:00

Anatel autoriza empresa de Elon Musk a oferecer serviço de internet via satélite no Brasil

Redação RedeTV!

Concessão do direito de exploração era uma meta do presidente para conectar áreas remotas na região amazônica

(Foto: Divulgação/Anatel)

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, nesta sexta-feira (28), por unanimidade, o direito de exploração de satélites para a Starlink, sistema de satélites da empresa SpaceX, do empresário Elon Musk.

Segundo a agência, com a autorização, a empresa de Musk poderá oferecer seu serviço de satélite em todo o território brasileiro até 2027.

Segundo o conselheiro da Anatel, Emmanoel Capelo, “é do interesse da empresa o provimento de acesso à internet em banda larga para clientes distribuídos em todo o território brasileiro, o que, certamente, será bastante oportuno para escolas, hospitais e outros estabelecimentos localizados em regiões rurais ou remotas”.

A concessão do direito de exploração para a empresa de Musk era um desejo do governo brasileiro. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, se reuniu em novembro do ano passado com o empresário americano para discutir uma possível parceria com o país.

O objetivo principal do governo é usar os satélites para levar internet de alta velocidade para a região amazônica, conectando escolas, unidades de saúde e comunidades indígenas em áreas remotas, onde é mais difícil chegar internet por fibra óptica, por exemplo.

Veja também!

>>> BC só retomará consulta a valores esquecidos em 14 de fevereiro

>>> Distrito Federal volta a proibir público em competições esportivas

>>> Inglaterra suspende uso de máscaras e comprovante de vacinação contra a Covid-19

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários