Fertilidade feminina: como a idade impacta as chances de engravidar?
Redação/RedeTV!O declínio da fertilidade é gradual, mas se intensifica a partir dos 35 anos
(Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Envelhecer é um processo natural, mas, para algumas mulheres, chegar aos 35 anos pode gerar preocupação, especialmente quando o desejo de engravidar entra em cena. Afinal, a idade ainda é considerada um fator crucial para a fertilidade feminina.
Durante muito tempo, os 35 anos foram vistos como um marco na maternidade, e até hoje, mulheres que engravidam depois dessa idade precisam lidar com termos médicos como "gravidez geriátrica" ou "maternidade em idade avançada". Mas será que isso se aplica a todas?
É fato que mulheres mais próximas dos 40 anos podem enfrentar mais dificuldades para engravidar e estão mais sujeitas a riscos durante a gestação e o parto do que aquelas na faixa dos 20 ou 30 anos. No entanto, essa queda na fertilidade pode acontecer de forma gradual, variando de pessoa para pessoa.
Diferentemente dos homens, que produzem novos espermatozoides a cada 72 dias, as mulheres já nascem com uma quantidade limitada de óvulos — entre 1 e 2 milhões. Na puberdade, esse número cai para cerca de 300 mil a 500 mil e continua diminuindo ao longo da vida.
Além da quantidade, a qualidade dos óvulos também se deteriora e, por volta dos 45 ou 50 anos, a maioria já apresenta alterações cromossômicas, reduzindo as chances de uma gestação saudável.
Um estudo com mais de 1,2 milhão de gestações analisadas revelou que o risco de aborto espontâneo é de aproximadamente 10% entre mulheres de 20 a 24 anos. Esse percentual sobe para mais de 20% após os 35 anos e ultrapassa 50% aos 42 anos.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp