RedeTV! News

VOLTAR

PMs usarão câmeras portáteis durante patrulhamento em São Paulo

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!


O governo de São Paulo publica amanhã (23), no Diário Oficial, edital de um pregão internacional para a compra de 2,5 mil novas câmeras portáteis, corporais, chamadas de bodycams, que serão utilizadas por policiais militares do estado durante patrulhamento na rua. O investimento anual é estimado em R$ 7 milhões.  

Essas câmeras de lapela são fixadas nos uniformes dos policiais para que as ações nas ruas de São Paulo sejam monitoradas. O objetivo do governo é tentar reduzir a violência policial.

"A utilização dos equipamentos tem como objetivo evitar eventuais abusos e registrar também desacatos e atos de violência cometidos contra policiais", disse o governador de São Paulo, João Doria. "A iniciativa vai, sim, reduzir muito o nível de violência de poucos policiais que cometem excessos. Nós vamos preservar a maioria expressiva da PM, que cumpre seu dever e sua obrigação de forma exemplar", acrescentou.

As imagens produzidas por essas câmeras são gravadas em nuvem e não podem ser apagadas. Elas captam tanto som quanto imagens e, segundo o governo, são acionadas em todas as abordagens policiais, fiscalizações, buscas, varreduras, acidentes e manifestações.

Segundo Doria, a partir do dia 1º de agosto, 2 mil policiais militares estarão utilizando as câmeras no policiamento de rua no estado. Atualmente, a Secretaria de Segurança Pública já conta com 585 dessas câmeras corporais.

Publicada: 22/07/2020

Comentários