RedeTV! News

VOLTAR

EUA: Violência policial contra família negra retoma discussão sobre racismo

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!


Um vídeo de policiais abordando à mão armada uma família negra, incluindo uma criança de seis anos, causou nova indignação nos Estados Unidos. Durante todo o vídeo, que tem cerca de 12 minutos, é possível ouvir o choro desesperado dos membros da família Gilliam.  

Brittney Gilliam, a filha de seis anos, a irmã de 12 e as sobrinhas de 14 e 17 anos são mantidas no chão, com o rosto voltado para o asfalto. Quase todas estão algemadas sob a mira de armas de fogo por policiais. 

As imagens foram gravadas por uma testemunha que viu o momento em que os policiais se aproximaram do carro da família de Gilliam já com armas em punho. O caso aconteceu no último domingo em Aurora, no estado do Colorado. Os policiais detiveram a família de Brittney porque o número da placa do carro dela era igual ao de uma motocicleta roubada. Somente mais tarde, o departamento de policia admitiu o erro. 

A chefe do departamento de polícia de Aurora, Vanessa Wilson, pediu desculpas e ofereceu pagar terapia à família. A oficial também justificou que os policiais são treinados para sacar as armas e ordenar que passageiros se deitem ao chão quando há suspeita de veículo roubado. Mas acrescentou que os guardas deveriam ter agido de maneira diferente de acordo com a situação. 

Uma investigação apura o caso.

Publicada: 04/08/2020

Comentários